Estrutura organizacional e implementação da estratégia: o caso da Softplan

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Estrutura organizacional e implementação da estratégia: o caso da Softplan

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mauricio Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Günther, Helen Fischer pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T08:14:49Z
dc.date.available 2012-10-26T08:14:49Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298217 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96040
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianopolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação versa sobre estrutura organizacional e implementação da estratégia. Percebe-se que ainda é difícil e complexo implementar a estratégia e encontrar as estruturas organizacionais certas para determinada estratégia é, portanto, fundamental para o sucesso prático. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os aspectos da estrutura organizacional que favorecem a implementação da estratégia. Metodologicamente, caracteriza-se por ser predominantemente qualitativa e utiliza o estudo de caso na empresa Softplan como unidade de análise, pautado em 20 categorias de análise e obtenção de dados por entrevistas com gerentes e coordenadores (pessoas que concentram a operação da implementação da estratégia) e aplicação de questionários para obter a percepção dos colaboradores sobre o processo de implementação. Obteve-se, então, 23 aspectos da estrutura organizacional favoráveis à implementação da estratégia, quais sejam: gerentes que convertam necessidades externas e internas em ações; indicadores definidos junto à equipe; normas e planos formais; informação adequada disponível; uso de painel e sistemas para gerenciamento de indicadores e ações; acompanhamento regular para avaliação da implementação; obtenção de informações junto ao cliente para entendimento do ambiente; divulgação formal da estratégia, com integração de meios e linguagem; metas financeiras bem definidas; incentivos atrelados à estratégia; uso do contato direto para gerenciar questões intangíveis e forças-tarefa para demandas específicas; abertura pra feedbacks entre a equipe; visão integrada entre as unidades de negócio e os projetos; hierarquia bem definida e realização de ajustes administrativos; alocação integrada com alinhamento entre pessoas, processos e recursos, descentralização e priorização e prazos. Em contrapartida, verificou-se também aquilo que não favorece na relação estrutura e implementação da estratégia, resultando em 56 aspectos desfavoráveis. pt_BR
dc.format.extent 217 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estrutura organizacional pt_BR
dc.subject.classification Planejamento empresarial pt_BR
dc.title Estrutura organizacional e implementação da estratégia: o caso da Softplan pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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