Explorando redes de cooperação no ateliê de projeto de arquitetura

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Explorando redes de cooperação no ateliê de projeto de arquitetura

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fagundes, Themis da Cruz pt_BR
dc.contributor.author Lopes Júnior, Sérgio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T06:20:23Z
dc.date.available 2012-10-26T06:20:23Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294598 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95831
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa identifica como mudanças percebidas na sociedade da informação podem impactar no desenvolvimento e atuação dos profissionais de arquitetura. O estudo parte da análise de três campos do conhecimento. Constrói uma rede de relacionamentos que permite compreender de que forma estas mudanças se estabelecem e quais as possibilidades de desenvolvimento de novos processos de produção de arquitetura para esta nova realidade social. A partir da teoria da sociedade em rede, postulada por Manuel Castells, percebe-se o paradoxo que se estabelece entre a essência inclusiva das redes e a realidade de exclusão da sociedade da informação. Ao mesmo tempo é possível observar características positivas desta organização social a serem exploradas em direção à diminuição destas desigualdades. As teorias cognitivas de Vigotsky e Piaget nos fornecem indicações do modo como observar estes fenômenos e explorar características das relações humanas que permitam sua apropriação de modo positivo. Por sua vez, a visão crítica dos métodos de aprendizagem adotados no ateliê de projeto arquitetônico permite a proposição de modelos de desenvolvimento intelectual de modo cooperativo e circunscreve estes dois campos anteriores a uma realidade prática onde seus efeitos podem ser explorados e mensurados. Com base nestes postulados, esta pesquisa explora e descreve formas de utilização de TICs, disponíveis na Internet, para o desenvolvimento de ambientes virtuais de apoio às atividades presenciais, em disciplinas de ateliê de projeto arquitetônico. Analisa sob a perspectiva das teorias da epistemologia genética a existência de indícios que comprovem a construção de conhecimentos de forma cooperativa, a partir de um estudo de caso exploratório que utiliza blogs, mapas conceituais e métodos de aprendizagem que se propõem a estimular o desenvolvimento de práticas cooperativas entre alunos de graduação em arquitetura. Conclui-se que as TICs em conjunto com o desenvolvimento de modelos de cooperação intelectual podem se configurar como processos de produção de arquitetura mais eficientes do que os modelos tradicionais e mais relacionados com as necessidades da sociedade contemporânea. pt_BR
dc.format.extent 231 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Projeto arquitetonico pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Blogs pt_BR
dc.title Explorando redes de cooperação no ateliê de projeto de arquitetura pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
294598.pdf 5.042Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar