A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar

DSpace Repository

A- A A+

A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldin, Clarice Fortkamp pt_BR
dc.contributor.author Bessa, Amanda de Queiroz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T05:58:32Z
dc.date.available 2012-10-26T05:58:32Z
dc.date.issued 2012-10-26T05:58:32Z
dc.identifier.other 296894 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95791
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho o objetivo geral foi analisar a interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, no desenvolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar. Para tanto, foram elaborados três objetivos específicos, a saber: descrever a participação das bibliotecárias no processo de planejamento escolar, verificar de que forma os professores inserem a biblioteca no desenvolvimento de atividades pedagógicas e verificar de que forma as bibliotecárias auxiliam no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Para o alcance dos objetivos estabelecidos, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, de campo, com abordagem quali-quantitativa. Como campo da pesquisa, optou-se pelas sete escolas públicas estaduais localizadas no município de Manaus, Amazonas. A população da pesquisa foi composta por sete bibliotecárias e população amostral, de 48 professores. O instrumento de coleta de dados utilizado com as sete bibliotecárias foi a entrevista e com os 48 professores, o questionário. A análise dos resultados da pesquisa se deu de forma quali-quantitativa, com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que a interação entre as bibliotecárias e os professores das escolas pesquisadas dá-se de forma tímida, pois a maioria desses profissionais têm dificuldade em estabelecer boas relações de parceria no desenvolvimento de atividades pedagógicas com o auxílio da biblioteca escolar. Para a maioria das bibliotecárias entrevistadas, o curso de Graduação em Biblioteconomia é insuficiente para consolidar essa interação, pois falta, na grade curricular, disciplinas que subsidiariam as ações e relações dos profissionais da informação e da educação. pt_BR
dc.description.abstract In the present work is aimed at analyzing the interaction between librarians and teachers in state schools in Manaus, Amazonas, in the educational activities in the school library. For this purpose, we developed three specific objectives: to describe the participation of librarians in the process of school planning, check out how teachers enter the library in educational activities and see how the librarians assist in educational activities . To achieve the goals established, we performed exploratory, descriptive literature of the field, with qualitative and quantitative approach. As the research field, it was decided by seven state schools located in Manaus, Amazonas. The research population was composed of seven librarians and a population sample of 48 teachers. The instrument used for data collection with seven librarians was the interview with 48 teachers and the questionnaire. The results of the research occurred in a qualitative and quantitative, with the use of the technique of content analysis. The conclusion was that the interaction between librarians and teachers of the schools surveyed give themselves a shy way, because most of these professionals have difficulty in establishing good relations of partnership in educational activities with the help of the school library. For most librarians interviewed, the graduate course in librarianship is insufficient to consolidate this interaction, it lacks in curriculum, subjects that subsidize the actions and relationships of professional information and education. en
dc.format.extent 220 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Manaus (AM) pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecarios pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas escolares pt_BR
dc.subject.classification Manaus (AM) pt_BR
dc.subject.classification Planejamento educacional pt_BR
dc.title A Interação entre bibliotecárias e professores de escolas públicas estaduais em Manaus, Amazonas, na biblioteca escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
296894.pdf 1.234Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar