Repositórios de instituições federais de ensino superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais

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Repositórios de instituições federais de ensino superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Blattmann, Ursula pt_BR
dc.contributor.author Boso, Augiza Karla pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T05:50:21Z
dc.date.available 2012-10-26T05:50:21Z
dc.date.issued 2012-10-26T05:50:21Z
dc.identifier.other 296890 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95776
dc.description Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract As instituições federais de ensino superior no Brasil podem dar maior transparência aos recursos financeiros alocados para o desenvolvimento da ciência ao disponibilizar diversas fontes de informação nos seus repositórios. O objetivo geral visa analisar as políticas dos repositórios institucionais e quais fontes de informação são consideradas relevantes pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil no povoamento de repositórios institucionais. Como objetivos específicos têm-se: identificar as instituições que mantêm repositórios e as que possuem políticas instituídas e disponibilizadas aos usuários e especificar a tipologia das fontes de informação recomendadas pelas políticas e/ou disponibilizadas nesses repositórios. A metodologia adotada foi de pesquisa básica, do ponto de vista de sua natureza; e descritiva, pela forma de estudo do objeto. A pesquisa descritiva desenvolveu-se em forma de pesquisa documental apoiada na pesquisa bibliográfica para contextualizar o tema, tendo cunho qualitativo. O universo da pesquisa constitui-se das 97 IFES existentes no Brasil, tendo em vista que as pesquisas científicas realizadas nessas instituições visam à contínua melhoria dos produtos e serviços para a sociedade. Dessas IFES, 57 são universidades federais, 38 são institutos federais e 2 são centros federais de educação tecnológica. A população constituiu-se das 23 IFES que mantêm repositórios, e a amostra, das 7 instituições que mantêm repositórios com políticas instituídas e disponibilizadas aos seus usuários. Entre as conclusões a que se chegou, pode-se destacar que os RIs apresentam fontes primárias e secundárias de informação. Os repositórios que possuem somente fontes primárias equivalem a 71,42% do total; 28,58% dos RIs, além de apresentarem fontes primárias, apresentaram também fontes secundárias; não foram observadas fontes terciárias. As fontes de informação consideradas relevantes pelas IFES para o povoamento de repositórios foram: teses e dissertações; artigos de periódicos; trabalhos apresentados em eventos; trabalhos de conclusão de curso de graduação; acervo fotográfico; trabalho de conclusão de curso de especialização; documentos (atas); livros e capítulos de livros e referências básicas para matérias de jornais. O estudo permitiu que as instituições federais de ensino superior conhecessem as fontes de informação utilizadas em seus repositórios, pois as políticas facilitam a organização e a disseminação da informação, o que traz benefícios tanto para a comunidade científica e institucional quanto para a sociedade de um modo geral, inclusive para a área de Ciência da Informação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Fontes de informacao pt_BR
dc.subject.classification Repositórios pt_BR
dc.subject.classification Politica de informação pt_BR
dc.title Repositórios de instituições federais de ensino superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais pt_BR
dc.type Dissertação [mestrado) pt_BR


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