Educação corporativa: o contexto do Departamento de Treinamento & Desenvolvimento da Empresa Alfa

DSpace Repository

A- A A+

Educação corporativa: o contexto do Departamento de Treinamento & Desenvolvimento da Empresa Alfa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz Júnior, João Benjamim da pt_BR
dc.contributor.author Cesconetto, Simone Machado Moretto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T05:32:34Z
dc.date.available 2012-10-26T05:32:34Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294065 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95744
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract É inegável a importância da educação quando amplamente difundida, como uma possível solução para inúmeras dificuldades encontradas em qualquer país. E com relação às organizações, a educação, apresenta o mesmo grau de importância, se não maior, quando se trata da formação do quadro funcional das empresas. No entanto, diferente da realidade social atual, inúmeras organizações estão adotando o modelo de gestão baseado na educação, de forma continuada, para despontar-se competitivamente perante dos seus concorrentes. O presente trabalho teve como foco de estudo a avaliação e a contribuição do Programa de Educação Corporativa, para o alcance dos objetivos na Empresa Alfa, na percepção de gerentes e não gerentes. A organização estudada é referência em desenvolvimento tecnológico e no produto que oferece motores elétricos, tintas, soluções aos clientes, dentre outros. Para os fins a que se propõe esta pesquisa, caracteriza-se então como descritiva. Com relação aos procedimentos técnicos utilizados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, experimental, ex-post facto, levantamento e estudo de caso. Nesse sentido, o presente estudo caracteriza-se como estudo de caso, pois, embora não se possa generalizar o resultado atingido com o mesmo, ele possibilita um profundo conhecimento em relação a uma realidade específica. Tal característica está presente, visto que o estudo aprofunda-se na realidade de um caso em particular, com o intuito de obter informações pertinentes que permitam a compreensão e avaliação do programa de Educação Corporativo no Empresa Alfa. A pesquisa é de natureza quantitativa, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. No entanto, o cruzamento das informações e a análise dos dados, caracterizam-se como de natureza qualitativa. No desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados foi realizada entrevistas estruturadas para o corpo gerencial e a aplicação de questionários fechados para os demais chefes integrantes dos cursos de desenvolvimento gerencial, que é oferecido a aquele que ocupa cargo de chefia ou ocupará. O questionário aplicado foi desenvolvido e adaptado a partir do estudo de Terra (2000). Logo, para as quatro dimensões pesquisadas, obteve-se a seguinte média: Dimensão Administrativa 3,83; Dimensão Cultural 4,10; Dimensão Sociopsicológica 3,87; e Dimensão Científica/Tecnológica 3,75. A partir do detalhamento de cada uma dessas dimensões, analisou-se uma série de itens relacionados ao desenvolvimento humano dentro da empresa estudada. Com isso foi possível observar, que as práticas ainda são bastantes características da tradicional gestão de Treinamento & Desenvolvimento. Porém, com indícios de evolução para a Educação Corporativa. pt_BR
dc.format.extent 235 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Educação corporativa pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento gerencial pt_BR
dc.title Educação corporativa: o contexto do Departamento de Treinamento & Desenvolvimento da Empresa Alfa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
294065.pdf 1.706Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar