Sobre fotografia e (in)visibilidades: olhares de crianças com deficiência visual

DSpace Repository

A- A A+

Sobre fotografia e (in)visibilidades: olhares de crianças com deficiência visual

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Mattos, Laura Kemp de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T04:42:24Z
dc.date.available 2012-10-26T04:42:24Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 298148 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95669
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa problematiza olhares de crianças com deficiência visual mediados pela fotografia. A proposta é tensionar, com a mediação da imagem fotográfica, o que se vê e o que se deixa de ver, sobre as visibilidades e invisibilidades que caracterizam as relações estabelecidas com a realidade. Assim, este trabalho discute, a partir de fotos produzidas por cinco crianças com deficiência visual seus olhares sobre o contexto em que vivem. Faz-se necessário enfatizar que considera-se o pesquisar como acontecimento, processo em constante movimento, interligado a outros acontecimentos. Com isso, pesquisar se dá no encontro com os sujeitos, as crianças são protagonistas no processo e criam-se espaços de enunciação que possibilitam o pesquisarCOM. Para tanto, desenvolvemos uma oficina estética com o grupo de crianças com quem pesquisamos. Na oficina foram realizadas atividades que possibilitavam a (re)criação do olhar e, para além dos encontros da oficina, as crianças foram convidadas a criar imagens fotográficas do contexto em que vivem. A oficina foi registrada através de filmagens, fotografias e registros em diário de campo, e constituem, juntamente com o material produzido pelas crianças, o conjunto de informações analisadas. As imagens criadas foram organizadas em quatro categorias de análise, unidades temáticas que dialogam entre si. São elas: imagens que apresentam sentidos estabelecidos na relação com o contexto social, fotografias de objetos significativos, imagens de sons, cheiros e texturas e, por último, autoretratos fotográficos. Os resultados permitiram constatar que a deficiência visual possibilita à pessoa ver com os olhos dos outros e com todo o corpo, levando-a a usar, para a construção de imagens, a linguagem verbal, a imaginação, a memória e o pensamento, juntamente com todos os sentidos. Concluiu-se que essa pesquisa possibilitou olhares estéticos para o cotidiano e criação de sentidos outros, sendo essa condição inventiva o que permite caracterizá-la como in(ter)venção. pt_BR
dc.format.extent 136 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Criancas deficientes visuais pt_BR
dc.subject.classification Fotografia pt_BR
dc.subject.classification Percepção visual pt_BR
dc.title Sobre fotografia e (in)visibilidades: olhares de crianças com deficiência visual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nuernberg, Adriano Henrique pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
298148.pdf 91.29Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar