Processo soft multicritério para apoiar a integração sistêmica da pós-graduação na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Processo soft multicritério para apoiar a integração sistêmica da pós-graduação na educação básica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Vianna, William Barbosa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T04:18:51Z
dc.date.available 2012-10-26T04:18:51Z
dc.date.issued 2012-10-26T04:18:51Z
dc.identifier.other 296863 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95639
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa tese é desenvolver um processo Soft Multicritério para apoiar a integração sistêmica da Pós-graduação na Educação Básica. Justifica-se pela necessidade legal da pós-graduação (Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007) contribuir para melhoria na Qualidade da Educação Básica. As abordagens de Pesquisa Operacional Soft e Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão (MCDA-C) são utilizadas como ins-trumento de intervenção pelo seu potencial sistêmico, construtivista equali-quantitativo e fundamentam o desenvolvimento do processo. A aplicação se dá por meio da simulação de ações de integração possíveis e viáveis por parte de um programa de pós-graduação para apoiar a inte-gração sistêmica desse na Educação Básica. Os resultados demonstram a utilidade e viabilidade do processo para referida integração, possibili-tando aperfeiçoamento de indicadores de desempenho, particularmente pelo potencial de recursividade do processo. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this thesis is to develop a Soft Multicriteria process to support the Quality Management in Education through the of systemic integration of the postgraduate in Basic Education. Justified by the legal necessity of post-graduate (Law No. 11502 of July 11, 2007) contribute to improving the quality of basic education. The approaches of Soft Operations Research and Methodology Multicriteria Decision Aid (MCDA-C) are used as an intervention tool due its potential systemic and constructivist. The simulation result for evaluation of integration actions possibles to graduate program, show that structured process can support the Quality Management in Education. en
dc.format.extent 56 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa operacional pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.title Processo soft multicritério para apoiar a integração sistêmica da pós-graduação na educação básica pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
296863.pdf 4.479Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar