Ana em Veneza: ex-cêntricos antimodernos

DSpace Repository

A- A A+

Ana em Veneza: ex-cêntricos antimodernos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Andrade, Ana Luiza pt_BR
dc.contributor.author Ribeiro, Helano Jader pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T01:23:55Z
dc.date.available 2012-10-26T01:23:55Z
dc.date.issued 2012-10-26T01:23:55Z
dc.identifier.other 301935 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95421
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura pt_BR
dc.description.abstract Ana em Veneza (1994), romance escrito por João Silvério Trevisan, apresenta um conjunto bem vasto de características que apontam para o tempo e o texto de agora, como a intertextualidade, o discurso paródico e irônico, a fragmentação do sujeito, tempo e espaço, a presença dos "ex-cêntricos" e discussões acerca da modernidade. O que propomos é um estudo da modernidade a partir da ótica do pensador Walter Benjamin e seus interlocutores, como o italiano Giorgio Agamben. Nossa análise parte de premissas baseadas em uma leitura antimoderna, que se revela em forma de oposição à modernidade. O discurso de negação é construído, essencialmente, a partir do personagem Alberto Nepomuceno. Por fim, temos o intuito de armar um pequeno diálogo intertextual entre Ana em Veneza e a obra de Thomas Mann Morte em Veneza, atendo-nos principalmente aos personagens Alberto Nepomuceno e Gustav von Aschenbach. pt_BR
dc.description.abstract Ana em Veneza (1994), novel written by João Silvério Trevisan, presents a very broad set of characteristics that indicate the time and the text now, as intertextuality, parody and ironic speech, the fragmentation of the subject, time and space, the presence of "ex-centric", discussions of modernity. We propose a study of modernity from the perspective of philosopher Walter Benjamin and his interlocutors as the Italian Giorgio Agamben. Our analysis is based on assumptions based on an anti-modernist reading, which reveals itself in the form of opposition to modernity. The discourse of denial is built mainly from the character Alberto Nepomuceno. Finally, our aim is to set an intertextual dialogue between Ana em Veneza and work by Thomas Mann Death in Venice, sticking mainly to the characters Alberto Nepomuceno and Gustav von Aschenbach. en
dc.format.extent 146 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Civilização moderna pt_BR
dc.title Ana em Veneza: ex-cêntricos antimodernos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
301935.pdf 821.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar