Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES

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Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Antônio Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Borba, José Tavares de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T00:35:46Z
dc.date.available 2012-10-26T00:35:46Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294755 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95356
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo propor um método para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação, na área de Engenharia III da CAPES, sob o prisma do ensino e, como foco, a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos altamente qualificados. Este trabalho inova ao possibilitar que os programas de pós-graduação sejam avaliados sob o prisma do Ensino, diferindo conceitualmente do modelo adotado pela CAPES. Para isso, constrói uma metodologia para avaliar a eficiência técnica do ensino de Programas de Pós-graduação strictosensu (PPG's) e, propõe indicadores de eficiência técnica relativa, conceitualmente claros e operacionalmente aplicáveis, que permitem identificar não somente os PPG's eficientes na transformação de seus recursos em resultados educacionais, como, também, as relações entre os recursos e os resultados que caracterizam a fronteira de eficiência técnica educacional. Esta fronteira de eficiência é resultado da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), abordagem utilizada para avaliar o desempenho relativo dos PPG's. Na pesquisa, utilizaram-se as informações dos professores dos PPG's das Engenharias III e de seus titulados (Doutores e Mestres) contidos na Plataforma Lattes e disponibilizados ao público, bem como suas produções acadêmico-científicas, no período de 2003 a 2007. Portanto, sob o ponto de vista do ensino, o produto relevante e principal de um PPG são os doutores e mestres por ele titulados, que devem ser considerados em quantidade e qualidade. A quantidade é medida pelo número de doutores e mestres titulados pelo programa e a qualidade é medida pelas publicações e pelo número de orientações realizadas pelos titulados do programa. A viabilidade operacional do método construído é ilustrada com a aplicação a 33 PPG's consolidados. Tabelas com a produção realizada, produção eficiente, folgas na produção, dentre outros, mostram, sinteticamente, os principais resultados da aplicação. A comparação entre as fronteiras dos PPG's a partir dos modelos DEA-CCR e DEA-BCC permitiu identificar, além dos PPG's eficientes tecnicamente, os Programas que são afetados pelo seu porte, ou seja, possuem ineficiência de escala. pt_BR
dc.format.extent xxvi, 147 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Análise envoltória de dados pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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