A Teatralidade do objeto na cena conteporânea

DSpace Repository

A- A A+

A Teatralidade do objeto na cena conteporânea

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Diniz, Alai Garcia pt_BR
dc.contributor.author Moretti, Maria de Fátima de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T15:24:41Z
dc.date.available 2012-10-25T15:24:41Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 300805 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94743
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura pt_BR
dc.description.abstract Pretendo neste estudo investigar o objeto em cena no contexto contemporâneo do teatro de animação, compreendendo o diálogo que ocorre entre o objeto enquanto ator fictício e o objeto na sua função real, muitas vezes até deslocada dela. Focalizo o objeto em Ana Maria Amaral, principalmente, com a leitura de seu espetáculo Dicotomias - Fragmentos Skizofrê. A leitura dos objetos em cena é inspirada a partir das ideias que Michel Foucault desenvolveu para descrever a constituição histórica dos saberes sobre a humanidade; assim como na contribuição semiológica de autores como Charles S. Peirce e Ferdinand de Saussure. Para completar essa leitura, criei as operações sígnicas de controle e conformação para levar as noções de vetorização e globalização desenvolvidas por Patrice Pavis para a análise do objeto em cena pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this work is to investigate the use of props in the contemporary Theater of Animation through the understanding of the dialogue that occurs between these props as fictitious actors and the same props in their real function or sometimes detached from it. The focus is on the props as seen in Ana Maria Amaral.s latest creation called Dicotomias # Fragmentos Skizofrê. My reading of the props in this play is inspired by Michel Foucault.s ideas developed to describe the historical constitution of the knowledge about the humanity and in the semiological contribution of some authors like Charles S. Peirce and Ferdinand de Saussure. To complete my reading I have also created some sign operations of control and conformation to bring about notions of vetorization and globalization as developed by Patrice Pavis for the analysis of a prop in the mise-en-scene en
dc.format.extent 262 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Objeto pt_BR
dc.subject.classification Teatro de animação pt_BR
dc.title A Teatralidade do objeto na cena conteporânea pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
300805.pdf 2.704Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar