O Assistente social e a construção do conhecimento: uma abordagem compreensiva

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O Assistente social e a construção do conhecimento: uma abordagem compreensiva

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sarmento, Hélder Boska de Moraes pt_BR
dc.contributor.author Souza, Michele de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T14:22:10Z
dc.date.available 2012-10-25T14:22:10Z
dc.date.issued 2012-10-25T14:22:10Z
dc.identifier.other 280827 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94682
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalhado busca relatar e descrever o processo de pesquisa realizado no decorrer do mestrado em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina e que se traduz na dissertação de mestrado que ora se apresenta. O objetivo deste trabalho foi compreender a construção do conhecimento profissional dos assistentes sociais. Tendo como base teórica a perspectiva compreensiva, no enfoque a ela dado por Berger e Luckman (1976). A dissertação encontra-se estruturada da seguinte forma: primeira parte, denominada percurso metodológico, na qual se descreve o caminho percorrido para delinear o objeto de pesquisa, os conflitos, as dificuldades e as angústias vividas durante o processo. Na segunda parte, descreve-se o cotidiano da pesquisa, no qual são relatados e descritos os momentos que compõem a pesquisa de campo. Partindo da definição do campo até a escolha dos instrumentais, e sua utilização no cotidiano da pesquisa. A terceira parte é composta pela contextualização do campo de pesquisa, da descrição do perfil das assistentes sociais e das entrevistas realizadas. E na quarta e última parte são apontadas algumas reflexões conclusivas acerca do caminho percorrido, do processo de pesquisa e na abordagem utilizada. pt_BR
dc.description.abstract The is study aims to report and describe the process of research performed during the course for a Master's Degree in Social Assistance at the Federal University of Santa Catarina. The objective of this paper was to understand the professional knowledge construction of the social assistants, having as theoretical basis the comprehensive perspective, upon the Berger and Luckman (1976) approach. The dissertation is structured in the following manner: the first part, called methodological trajectory, describes the path gone through to delineate the object of research, the conflicts, the difficulties and the anxieties experienced during the process. The second part, it describes the everyday life of the research, in which are reported and described the composing moments of this survey, starting from the definition of the field of study to the choice of the instruments, and their daily research utilization. The third part comprises the contextualization of the field of study, on the description of the social assistants profiles and on the interviews achieved. And the fourth and final part, it points out some concluding thoughts concerning the path covered, and on the research process and the applied approach. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification Assistentes sociais pt_BR
dc.subject.classification Senso comum pt_BR
dc.subject.classification Produção do conhecimento pt_BR
dc.title O Assistente social e a construção do conhecimento: uma abordagem compreensiva pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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