dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scotti, Sergio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Limeira, Cláudio de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T14:06:57Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T14:06:57Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T14:06:57Z |
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dc.identifier.other |
278775 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94650 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O surrealismo compartilhou junto com a psicanálise um contexto histórico na França de efervescência cultural e intelectual capaz de instigar o avanço teórico do grupo surrealista e da segunda geração de psicanalistas. A psicanálise sempre recorreu à arte para a elaboração de seus constructos teóricos, assim buscando na cultura ultrapassar os limites encontrados na teoria. Entretanto o surrealismo opera com originalidade ao se constituir como movimento artístico estritamente identificado com as idéias da psicanálise. Este contexto do nascimento do surrealismo e da entrada da psicanálise na França fez com que a primeira geração de psicanalistas repudiasse as interpretações surrealistas sobre a psicanálise. É somente com a segunda geração que o eco surrealista começará a operar, assim propiciando aos psicanalistas avançar em suas teorias. Um dos avanços teórico alcançado por Jacques Lacan em relação à teoria freudiana se dará no campo das psicoses, no caso mais específico da paranóia. Lacan a partir do caso Aimeé passa a se interessar pela paranóia e a coloca como tema de sua tese de doutorado e de artigos publicados em revistas surrealistas. A paranóia, desta forma, inevitavelmente, repercutirá no meio surrealista e fará de Salvador Dalí um escritor capaz de elaborar hipóteses, a partir do método paranóico-crítico, de relevância para a psicanálise. O método paranóico-crítico, objeto de análise desta dissertação, surge para Dalí como método de criação artística capaz de fazê-lo sistematizar todo o seu delírio e de transformá-lo em força criadora. A partir do método paranóico-crítico analisaremos o conceito de desejo-fome de Dalí e suas ressonâncias na teoria psicanalítica, incluindo ao final o fato de ter operado o método paranóico-crítico e Gala como suplência a falta da inscrição do Nome-do-pai, livrando-o assim de seu delírio, a morte. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Surrealismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicanalise |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desejo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Paranoia |
pt_BR |
dc.title |
Psicanálise e surrealismo: uma análise lacaniana do método paranóico-crítico de Salvador Dalí |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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