Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes empresariais nas relações com jornalistas de economia e negócios

DSpace Repository

A- A A+

Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes empresariais nas relações com jornalistas de economia e negócios

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Karam, Francisco Jose Castilhos pt_BR
dc.contributor.author Schmitz, Aldo Antonio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T10:34:47Z
dc.date.available 2012-10-25T10:34:47Z
dc.date.issued 2012-10-25T10:34:47Z
dc.identifier.other 284618 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94477
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação verifica e demonstra as ações e as estratégias das fontes de notícias empresariais no relacionamento com os jornalistas de economia e negócios. Para isso, o trabalho busca fundamentos em várias concepções e pesquisas. Examina as abordagens das fontes nos estudos do jornalismo. Reúne e revisa as diferentes tipificações para propor uma taxonomia das fontes. Registra as peculiaridades da assessoria de imprensa e do jornalismo econômico. Confronta a ética das fontes com a deontologia dos jornalistas. Apresenta a pesquisa de campo, feita por meio de entrevistas em profundidade, associadas à pesquisa de opinião com fontes empresariais, assessores de comunicação de empresas e jornalistas da área de economia e negócios. Com isso, o estudo objetiva elucidar as ações e as estratégias, inclusive as equivocadas, das fontes de notícias empresariais do Brasil em persuadir os jornalistas a reproduzir os fatos, o enfoque, as falas e os seus interesses, com o propósito de zelar por uma reputação ilibada e imagem positiva, seja pessoal, da organização ou do grupo social que representam. pt_BR
dc.description.abstract This work verifies and demonstrates the actions and strategies pursued by business news sources in their relationship with economics journalists. In order to do so, it analyzes groundwork on various findings and research. It examines the approaches of news sources in journalism studies. It collects and reviews the different types and proposes a classification scheme of sources. It traces the peculiarities press office and economic journalism. It confronts the journalistic deontology with sources ethics. The study also presents field research, which puts the interviews into context and survey done with news sources, press agents, and economic journalists. Thus, the study aims to elucidate the actions and strategies, including the equivocal, of the business news sources from Brazil to persuade journalists to reproduce the facts, their focus, intentions and their interests, in order to ensure an reputation and positive image, be it on the personal, organizational level or social group they represent. en
dc.format.extent 152 p.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Etica profissional pt_BR
dc.subject.classification Interesse publico pt_BR
dc.subject.classification Comunicacao de massa e negocios pt_BR
dc.subject.classification Economia pt_BR
dc.title Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes empresariais nas relações com jornalistas de economia e negócios pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
284618.pdf 666.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar