dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Benakouche, Tamara |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gonçalves, Eduardo Vicente |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T10:14:04Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T10:14:04Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T10:14:04Z |
|
dc.identifier.other |
278469 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94449 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca compreender, em termos sociológicos, o que motiva os brasileiros a optarem por carros fora-da-estrada. Esse nicho de mercado vem crescendo consideravelmente nos últimos dez anos, tanto em números de venda, quanto na quantidade de modelos que se enquadram nessa classificação. Buscou-se aqui, a partir de entrevistas com os próprios consumidores desses veículos, identificar as relações sociais que se dão a partir dessas escolhas de consumo. O embasamento teórico se constitui a partir de conceitos e críticas oriundas da Nova Sociologia Econômica, com destaque para a obra de Viviana Zelizer. Paralelamente, as contribuições de Alan Warde, que aproximam a teoria das práticas da Sociologia do Consumo, também foram importantes como referencial da pesquisa. Por fim, foi possível constatar que esses consumidores se importam mais com fatores como conforto, segurança e poder, do que com as potencialidades fora-da-estrada propriamente ditas. Logo, a escolha por esses carros te mais a ver com a forma de se relacionar com os outros indivíduos do que com um uso autêntico fora-da-estrada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
127 p.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociologia econômica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Veiculos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Consumo |
pt_BR |
dc.title |
O que buscam os fora-da-estrada?: um estudo sociológico sobre o consumo de carros off-road |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |