Programa obrigatório de educação profissional continuada: uma análise qualitativa da percepção dos auditores independentes da região sul do Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Programa obrigatório de educação profissional continuada: uma análise qualitativa da percepção dos auditores independentes da região sul do Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borba, Jose Alonso pt_BR
dc.contributor.author Amorim, Lourival Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T08:37:35Z
dc.date.available 2012-10-25T08:37:35Z
dc.date.issued 2012-10-25T08:37:35Z
dc.identifier.other 286376 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94313
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Em 31 de dezembro de 2009, os auditores independentes foram responsáveis pela certificação do patrimônio líquido das companhias abertas em valor equivalente a 1,256 trilhão de reais, representando, portanto, em torno de 40% do PIB do Brasil no mesmo ano. Diante de tamanha responsabilidade, a CVM, que já exigia a participação dos auditores independentes no Programa Obrigatório de Educação Profissional Continuada (POEPC) desde 1999, recentemente (2009) reforçou essa obrigatoriedade no intuito de adaptar os profissionais da auditoria acerca da harmonização das normas contábeis brasileiras, às normas contábeis internacionais e, também, garantir a qualidade da atividade de auditoria no país. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção qualitativa dos auditores independentes acerca do Programa Obrigatório de Educação Profissional Continuada (POEPC), na Região Sul do Brasil, no intuito de investigar se o atual programa atende as necessidades dos auditores independentes dessa região. Esta pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, adota dados de natureza primária, e é qualitativa e quantitativa, realizada por meio da aplicação de questionário. Como resultado, verificou-se que o POEPC tem atendido as necessidades dos auditores independentes. Observou-se, também, que a experiência profissional em auditoria e a região de atuação profissional não influenciam na percepção e, que o aumento do nível de escolaridade melhora a percepção qualitativa acerca do POEPC. pt_BR
dc.description.abstract In 1999, the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM) began requiring the participation of the independent auditors in the Mandatory Program of Continuing Professional Education (POEPC). In 2002, the Federal Accounting Council (CFC) issued a resolution regarding the continuing professional education for independent auditors. In 2008, CFC approved the new wording on this issue. In 2009, CVM reinforced the requirement of the participation of auditors in POEPC in order to adapt these professionals about the harmonization of Brazilian accounting norms, the international accounting standards and also to ensure quality and full compliance with audit activity in the financial statements in the country. In 2010, independent auditors are now required by Law no. 12.249 to meet the continuing professional education before their boards of registration and inspection. In this sense, this study#s main objective is to investigate the perception of the independent auditors in southern Brazil on POEPC to verify if the current program meets the needs of independent auditors. This research is classified as exploratory and descriptive; it uses primary data, is qualitative and quantitative and conducted by means of a questionnaire. As a result, POEPC was found to have served the needs of independent auditors. It was noted also that professional experience in auditing and the area of professional activity do not influence the perception, and that increasing the level of education improves the perception of POEPC. en
dc.format.extent 115 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Contabilidade pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Auditores pt_BR
dc.subject.classification Brasil, Sul pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title Programa obrigatório de educação profissional continuada: uma análise qualitativa da percepção dos auditores independentes da região sul do Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
286376.pdf 749.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar