Simulação de gerador solar fotovoltaico integrado á edificação e conectado à rede elétrica para suprir a demanda energética do Aeroporto Internacional Tancredo Neves: um estudo de caso

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Simulação de gerador solar fotovoltaico integrado á edificação e conectado à rede elétrica para suprir a demanda energética do Aeroporto Internacional Tancredo Neves: um estudo de caso

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Title: Simulação de gerador solar fotovoltaico integrado á edificação e conectado à rede elétrica para suprir a demanda energética do Aeroporto Internacional Tancredo Neves: um estudo de caso
Author: Vieira, Célio Sérgio
Abstract: A geração solar fotovoltaica é apresentada como uma tecnologia apropriada para integração do envelope de edificações para gerar eletricidade junto ao ponto de consumo. Uma grande parte da demanda de energia elétrica de edificações comerciais é devida à utilização de arcondicionado. Nesse cenário, os aeroportos se destacam por possuírem grandes áreas ensolaradas e livres de sombreamentos, possuindo um grande potencial para aplicação de sistemas solares fotovoltaicos. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins - Minas Gerais, localizado numa região com altos níveis de radiação solar, durante todo o ano, tem sua curva de carga coincidente com os meses de maior movimento de passageiros. Neste estudo, as tecnologias fotovoltaicas comercialmente disponíveis no mercado foram analisadas e comparadas, a fim de determinar o percentual de redução de consumo de energia elétrica. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu as fases de obtenção de informações sobre o consumo energético do aeroporto, as plantas de arquitetura e a irradiação solar. O cálculo da geração fotovoltaica considerou a aplicação de módulos fotovoltaicos na cobertura do aeroporto e comparou tecnologias com diferentes eficiências. Neste estudo, observamos forte correlação entre a demanda e a temperatura ambiente e mesmo usando a tecnologia menos eficiente foi possível atender toda a demanda do ar condicionado.The photovoltaic conversion of solar energy is presented as an ideal technology for integration on the building envelope, where electrical power can be generated at point of use. A large part of the demand for electrical energy in commercial buildings is due to the use of air conditioning. In this scenario airport buildings provides large sunny areas free of shadings, having great potential for application of photovoltaic solar systems. Tancredo Neves international airport in Confins-Minas Gerais, located in a region with high levels of solar radiation, throughout the year, has its load curve coincide with the months of greater movement of passengers. In this study, the photovoltaic technologies commercially available on the market were analyzed and compared in order to determine the percentage of reduction in consumption of electric power. The methodology used in this study understood phases to obtain information on energy consumption in the airport, the architectural blueprints and solar irradiation. The calculation of photovoltaic generation considered the application of photovoltaic modules in coverage of the airport and compared technologies with different efficiencies. In this study, we see strong correlation between the demand and the ambient temperature and even using technology less efficient could meet all the demand of air conditioning.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94290
Date: 2012-10-25


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