Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças

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Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças

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Title: Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças
Author: Vidotto, Rodrigo Augusto
Abstract: No atual mundo empresarial, a concorrência acirrada obriga as empresas a realizar mudanças nos mais variados setores para conseguirem sobreviver a este ambiente. O principal foco das empresas é manter a sua lucratividade, e para que isso ocorra, mudanças organizacionais são necessárias para se manterem competitivas no mercado e para conquistarem novas oportunidades. Uma das estratégias para se tornarem mais eficientes e conseqüentemente mais competitivas é a Filosofia Enxuta. Esta filosofia tem como principais objetivos melhorar a qualidade, aumentar a capacidade produtiva e eliminar desperdícios. Este trabalho aborda a aplicação da Filosofia Enxuta para melhorar os resultados do processo de desenvolvimento de produtos. O estudo busca melhorar os tempos de desenvolvimento de novos produtos para atingir prazos de lançamentos menores, aumentado a competitividade da empresa-alvo e conseqüentemente seu faturamento. O presente trabalho foi realizado na Zen S.A Indústria Metalúrgica, que fornece peças automotivas tanto para o mercado original (OEM) como para o mercado de reposição (IAM). A empresa tem como seu principal produto o impulsor de partida. Os objetivos específicos deste trabalho são: a) desenvolver um mapeamento do processo de desenvolvimento de produto, avaliando as atividades que agregam e as que não agregam valor; b) utilizar a lógica dos dez desperdícios para destacá-las no mapa da cadeia de valor identificando oportunidades de melhoria; c) realizar melhorias necessárias no sistema de desenvolvimento sob a ótica do pensamento enxuto. O estudo de caso abordou a fase de cotação de novos produtos do PDP da empresa, pois após a realização de uma pesquisa com os clientes, foi constatado que esta fase não estava atendendo as expectativas de prazo de entrega de diversos clientes. Os resultados foram que a aplicação da Filosofia Enxuta no PDP foi consistente com seus objetivos, os desperdícios foram identificados, eliminados ou minimizados e os prazos das cotações foram reduzidos, atendendo as expectativas dos clientes e aumentando a competitividade da empresa.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94120
Date: 2012-10-25


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