Segunda escrita: a profanação do objeto em Joan Brossa

DSpace Repository

A- A A+

Segunda escrita: a profanação do objeto em Joan Brossa

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, Sérgio Luiz pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Victor da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T06:39:03Z
dc.date.available 2012-10-25T06:39:03Z
dc.date.issued 2012-10-25T06:39:03Z
dc.identifier.other 280713 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94105
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A proposta desta pesquisa consiste na visualização e análise do modo como a imagem, na obra de Joan Brossa, pode alterar as formas de escrita. Para isto, desde uma discussão realizada na teoria da literatura - aquela que entende a escrita da literatura enquanto um lugar possível de destruição - pretendo abrir algmas linhas analíticas dentro da obra do artista catalão. De início, interessa perceber a maneira como a escrita aparece na forma de uma ausência ou de um espelho - ou seja, somente através de alusões simbólicas e materiais e, portanto, não enquanto um processo comunicativo ligado à formação de qualquer sentido. A idéia, sobretudo, é sugerir que, ao incorporar a escrita em sua obra visual, Joan Brossa também apaga da escrita justamente aquilo que constitui seu atributo mais imediato: o comentário. Neste processo, afinal, a escrita deixa de se constituir enquanto profundidade para talvez tornar-se poeira. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this research consists in the visualization and analysis on the way the image in Joan Brossa's work can modify the pattern of the writing. From the debate in the theory of literature - that one that perceives the writing of literature as a place feasible of destruction- I intend to open some analytical lines in Brossa' s work. At first, it's interesting to detect how writing appears as an absence or a mirror- that's it only through symbolic and material references therefore not while a communicative process connected to some formation in any sense. The idea is, above all, to hint that in assimilating writing in his visual work, Joan Brossa also put out exactly its direct attribute: commentary. In this process, after all, writing turns from depth, maybe, into dust. en
dc.format.extent 143 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura espanhola pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.title Segunda escrita: a profanação do objeto em Joan Brossa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
280713.pdf 2.165Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar