dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nassar, Silvia Modesto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mateus, Gustavo Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T05:14:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T05:14:49Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T05:14:49Z |
|
dc.identifier.other |
287601 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93977 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa pesquisa tem o objetivo de promover o acompanhamento do aluno por meio da análise do desempenho dele em um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA). Dessa forma é proposto um framework que integra a arquitetura de agentes Belief-Desire-Intention (BDI) com a Lógica Fuzzy (LF). Assim, são considerados quatro agentes: Estudante, Avaliação, Atividade de aprendizagem e Acompanhamento. O agente Estudante é um agente cognitivo, que tem as crenças modeladas pela teoria dos conjuntos fuzzy. Os demais agentes são agentes reativos. Os agentes Avaliação e Atividades de aprendizagem coletam dados do ambiente e trocam informações com o agente Estudante. Esse agente processa os dados e determina o desafio pedagógico adequado ao aluno. Na sequência, o agente Acompanhamento é acionado e realiza a ação pedagógica determinada. Essa arquitetura foi implementada em um AVEA que é utilizado por alunos de graduação da UFSC. Foram utilizadas as linguagens de programação PHP, Perl e C, bem como o banco de dados MySQL. Observou-se, por meio de avaliações com os alunos, que o framework proposto tem uma perspectiva positiva para integração em AVEA. Sendo possível realizar um acompanhamento contínuo do desempenho do aluno e estimulá-lo a uma utilização mais apropriada dos recursos de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lógica Fuzzy |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas multiagentes |
pt_BR |
dc.title |
Um Framework baseado em sistemas multiagentes e lógica fuzzy para acompanhamento de alunos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |