dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Pedro, Joana Maria |
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dc.contributor.author |
Santos, Marinês Ribeiro dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T05:06:02Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T05:06:02Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.date.submitted |
2010 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
276845 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93961 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho, tenho como objetivo discorrer sobre o impacto das transformações nas relações de gênero, promovidas nos anos 1960, na incorporação da linguagem Pop pelo design de produtos feito no Brasil entre o final da década de 1960 e meados dos anos 1970. Para tanto, recorri às representações de interiores domésticos veiculadas pela revista Casa & Jardim como fontes de pesquisa. A abordagem conceitual escolhida para estudar as revistas de decoração tem como fundamento a sua caracterização como mídias de estilo de vida. Operando como intermediárias culturais, as mídias de estilo de vida produzem, divulgam e legitimam formas particulares de conhecimentos, valores e comportamentos, oferecendo ao público leitor pontos de apego para a constituição de identidades de classe, gênero e geração. De um modo geral, as representações de artefatos e ambientes Pop em Casa & Jardim sugerem alternativas de domesticidade voltadas para as classes médias, identificadas com a cultura jovem. Como parte constitutiva da revolução comportamental desencadeada nos anos 1960 em escala internacional, o design Pop foi um dos meios utilizados pela juventude da época para expressar seus anseios por mudanças nas regras hegemônicas que organizavam a vida social. Devido à sua ligação com as posturas iconoclastas experimentadas pelas/os jovens naquele momento, quero argumentar que a domesticidade Pop foi tanto informada quanto teve impacto nas modificações ocorridas nas relações de gênero vigentes. Ao propor o uso do corpo de maneira descontraída e relaxada, os móveis e ambientes Pop deram sustentação para a ampliação dos limites referentes aos padrões do comportamento feminino, classificados como aceitáveis até então. |
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dc.format.extent |
307 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Ciências Humanas |
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dc.subject.classification |
Relações de gênero |
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dc.subject.classification |
Arquitetura de interiores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Design |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.title |
O design pop no Brasil dos anos 1970: domesticidades e relações de gênero na revista Casa & Jardim |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Rial, Carmen Silvia |
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