Os Alimentos funcionais entre ciência e comunicação

DSpace Repository

A- A A+

Os Alimentos funcionais entre ciência e comunicação

Show full item record

Title: Os Alimentos funcionais entre ciência e comunicação
Author: Bianco, André Luiz
Abstract: Os alimentos funcionais são produtos portadores de alegações de benefícios à saúde, as quais devem ser cientificamente baseadas. No contexto de um mercado alimentar globalizado, circula diariamente um grande fluxo de informações que relacionam isto a estilos de vida, dietas, alimentos e nutrientes. Muitas vezes essas informações são confusas e contraditórias, e, paradoxalmente, pretendem orientar os consumidores. Da perspectiva sociológica não consideramos orientações verdadeiras ou falsas, mas nos importa, nesse âmbito, refletir sobre a capacidade desses discursos de afetar e transformar as práticas alimentares, repercutindo ainda em diversas outras práticas e arenas sociais pois os discursos sobre alimentos saudáveis tratam desde a renovação celular do corpo humano até o cuidado com o planeta. Nosso escopo como sugere o título é o caminho dos alimentos funcionais entre a ciência básica e o mercado, e as formas de tradução que aí ocorrem. Por isso consideramos a comunicação de maneira ampla trabalhamos com materiais de revistas, jornais, folders, propagandas, campanhas publicitárias, rótulos. A comunicação funciona como um funil de interesses, um canal em que se encontram e misturam demandas políticas, econômicas, culturais e sociais, além de científicas. O trabalho aborda as dinâmicas desses desenvolvimentos que são sempre entrelaçados procurando interpretá-los pela teoria sociológica. Da perspectiva de uma teoria sociológica da tecnologia, o sucesso desses objetos não é o que os explica, mas justamente o que deve ser explicado. Para isso, dirigimo-nos a diversos aspectos extra-cientificos, como estratégias de desenvolvimento de produtos, propagandas, apelos estéticos, noções expansivas de saúde, a retórica do exotismo, a apropriação de alimentos tradicionais pelo mercado e entrelaçamentos de aspectos normativos e cognitivos nos discursos das ciências dos alimentos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93862
Date: 2012-10-25


Files in this item

Files Size Format View
279643.pdf 884.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar