Sistema eletrônico de compras: a experiência do governo federal brasileiro

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Sistema eletrônico de compras: a experiência do governo federal brasileiro

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Erdmann, Rolf Hermann pt_BR
dc.contributor.author Inamine, Ronaldo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T03:06:33Z
dc.date.available 2012-10-25T03:06:33Z
dc.date.issued 2012-10-25T03:06:33Z
dc.identifier.other 281157 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93754
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade do sistema eletrônico de compras, a partir de uma visão sistêmico-complexa. Foram identificadas quatro categorias pertinentes para a análise do tema: eficiência, transparência, accountability e interesse público. A pesquisa, contudo, não se limitou a uma perspectiva reducionista que divide o todo em partes e as estudas em separado. Assim, a metodologia utilizada empregou os conceitos do pensamento sistêmico-complexo estudados no Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos - NIEPC, vinculado ao programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa abordagem holística busca compreender o todo, pois se acredita que em uma organização tudo esteja inter-relacionado. O instrumento de diagnóstico foi aplicado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em seu sistema de compras. Esse órgão é o responsável pela gestão do sistema eletrônico de compras no governo federal brasileiro. Em 2008, as compras realizadas por meio desse sistema totalizaram mais de 36 bilhões de reais. Devido à considerável economia de recursos decorrente da implantação de meios informatizados nos processos licitatórios, o foco do sistema eletrônico de compras tem sido na categoria eficiência. Os resultados mostraram um desenvolvimento nesta categoria muito maior do que nas demais, indicando uma oportunidade de melhoria no resto do sistema. Constata-se, também, que o desempenho em uma categoria guarda relação com o desempenho de outras categorias. Assim, uma maior eficiência influi positivamente na transparência e accountability. A percepção destas possibilidades oferece elementos para redirecionar as ações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para se alcançar objetivos mais amplos dentro do setor público. Este trabalho resultou em um diagnóstico sistêmico-complexo. Os indicativos para melhoria resultaram da confrontação das categorias de análise e se apresentam próprios ao encaminhamento de ações de aperfeiçoamento no sistema eletrônico de compras. pt_BR
dc.format.extent 115 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Compras (Serviço Público) pt_BR
dc.subject.classification Sistemas eletronicos pt_BR
dc.title Sistema eletrônico de compras: a experiência do governo federal brasileiro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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