dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Francisco das Chagas de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Madella, Rosangela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T01:04:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T01:04:28Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T01:04:28Z |
|
dc.identifier.other |
279592 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93628 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo analisar as representações sociais que os diversos agentes envolvidos na organização e gestão de bibliotecas comunitárias constroem sobre a participação destas no funcionamento da sociedade, a partir do pensamento dos que nelas atuam. São analisadas as manifestações de agentes atuantes em quatro bibliotecas comunitárias sediadas em Florianópolis: Biblioteca Barca dos Livros, situada na Lagoa da Conceição; Biblioteca Livre do Campeche (BILICA), localizada no Campeche; a Biblioteca Comunitária da Fundação Vidal Ramos, do centro da cidade e a Biblioteca Comunitária da Barra da Lagoa, com sede na Barra da Lagoa. Foi empregada na pesquisa a metodologia do tipo qualitativa, tendo como fundamentação teórica e metodológica a sociologia do conhecimento e a teoria das representações sociais e coletivas. A técnica de análise para a tabulação dos discursos, coletados por meio de entrevistas e questionários foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) construída por Lefèvre e Lefèvre. Na análise, foi identificada a menção da falta de políticas públicas de incentivo por parte do Estado, sendo a biblioteca um ambiente de construção da cidadania e também um espaço de muitas doações de livros para as bibliotecas comunitárias. Em relação aos públicos que frequentam e os públicos a ser atingidos pelo trabalho da biblioteca comunitária, é possível visualizar a comunidade do entorno, desde as crianças, adolescentes, adultos até os idosos. Um público heterogêneo, do pescador ao professor universitário. No que concerne às manifestações discursivas sobre a identificação das contribuições da biblioteca comunitária, destaca-se o desenvolvimento das habilidades de leitura do público, a possibilidade de maior acesso ao conhecimento e a participação nos eventos que acontecem na biblioteca, pois a mesma integra e permite uma formação ao ato de ler. Evidenciou-se que a biblioteca sendo localizada próximo de sua casa, facilita e aproxima o indivíduo dos livros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1v| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecas comunitárias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Representações sociais |
pt_BR |
dc.title |
Bibliotecas comunitárias: espaços de interação social e desenvolvimento pessoal |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |