A formação dos assistentes sociais em Santa Catarina: um estudo sobre o primeiro curso de Serviço Social do estado (1958-1983)

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A formação dos assistentes sociais em Santa Catarina: um estudo sobre o primeiro curso de Serviço Social do estado (1958-1983)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mioto, Regina Célia Tamaso pt_BR
dc.contributor.author Gerber, Luiza Maria Lorenzini pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T21:23:15Z
dc.date.available 2012-10-24T21:23:15Z
dc.date.issued 2012-10-24T21:23:15Z
dc.identifier.other 271607 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93390
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação enfoca a história do primeiro curso de Serviço Social criado em Santa Catarina, evidenciando que, no início dos anos 50, o Serviço Social como profissão era quase que totalmente desconhecido pela sociedade e igualmente o estado não contava com uma instituição para formar assistentes sociais. A história da fundação da Faculdade de Serviço Social e do primeiro curso de Serviço Social em Santa Catarina foi detalhada em um estudo de caso que abrangeu o período compreendido entre os anos de 1958 e 1983. O estudo apresenta, inicialmente, aspectos relativos à política e ao desenvolvimento econômico brasileiro, focaliza a expansão capitalista no país, dos anos 30 até a Nova República (1985), mostra como o Estado brasileiro foi se organizando política e legalmente para atender às demandas advindas da urbanização e industrialização e discorre sobre a mudança do modelo econômico adotado no início dos anos 30, de agro-exportador para urbano industrial. Com relação ao Serviço Social no país, a pesquisa evidencia como a profissão surgiu nos dois principais centros do país (São Paulo e Rio de Janeiro) e como engendrou um movimento em prol de sua organização política, técnica e pedagógica; ressalta a fundação de sua entidade representativa (ABESS - 1946) e a criação do principal ordenamento normativo-legal (Código de Ética Profissional - 1947), movimento este que culminou com a Lei Federal nº 1889/53, que tratou especificamente do ensino de Serviço Social no país, e a Lei nº 3252/57, que regulamentou a profissão no Brasil. Sobre Santa Catarina, discute a formação econômica e política do estado, tendo como base a obra de Goularti Filho (2002) enfatizando o período compreendido entre o início dos anos 50 e o ano de 1962, quando a indústria e o comércio sofreram forte impulso e o Estado passou a fomentar o desenvolvimento econômico. Nessa época, criaram-se as condições para a institucionalização da formação de assistentes sociais, haja vista a demanda por estes profissionais em decorrência da tomada de consciência, por parte da classe patronal, das sequelas da questão social advindas da urbanização e industrialização aceleradas. A pesquisa aborda também a configuração da educação universitária em Santa Catarina, com enfoque especial sobre a criação da USC - Universidade de Santa Catarina, visto que, paralelamente à efetivação da formação de assistentes, através da Faculdade de Serviço Social, ocorreu a concretização da Universidade de Santa Catarina (USC), posteriormente Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No estudo também foi discutida a inserção da Faculdade de Serviço Social junto à sociedade catarinense e a forma como se deu o processo de aproximação com a UFSC. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Assistentes sociais pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification Regulamentação pt_BR
dc.title A formação dos assistentes sociais em Santa Catarina: um estudo sobre o primeiro curso de Serviço Social do estado (1958-1983) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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