Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadas

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Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Guivant, Julia Silvia pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Denise Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T19:13:45Z
dc.date.available 2012-10-24T19:13:45Z
dc.date.issued 2012-10-24T19:13:45Z
dc.identifier.other 271072 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93251
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil apresenta-se hoje como o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão. Tal colocação é associada a diferentes fatores como, por exemplo, a utilização de alta-tecnologia e a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho. Dentre a alta-tecnologia mencionada recentemente é possível encontrar a utilização de nanotecnologia nos processos de fabricação destes produtos. O presente trabalho dispõe-se a estudar as relações de governança que envolvem a produção, comercialização e consumo destes cosméticos nanoestruturados. É possível observar a ausência de pesquisas sociológicas nesta área, apesar de muito se falar sobre multidisciplinaridade. O objetivo da dissertação é investigar as relações entre indústria, vendedores e consumidores buscando compreender a maneira como cosméticos envolvendo nanotecnologia são apresentados e percebidos no que se refere a seus possíveis riscos e benefícios. Sob o aporte teórico das perspectivas da Modernização Reflexiva e de autores como Erving Goffman e David Le Breton, esta pesquisa visa colaborar na produção de bases sociológicas voltadas as pesquisas com nanotecnologias (na produção, comercialização e consumo) no setor de cosméticos, sem pretender esgotar o tema em questão,considerando a relevância destas e a falta de cientistas sociais nas redes de pesquisa desta área. pt_BR
dc.format.extent 171 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Cosmeticos pt_BR
dc.subject.classification Nanotecnologia pt_BR
dc.subject.classification Gestão de empresas pt_BR
dc.title Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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