dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Guivant, Julia Silvia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Nunes, Denise Maria |
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dc.date.accessioned |
2012-10-24T19:13:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T19:13:45Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T19:13:45Z |
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dc.identifier.other |
271072 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93251 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Brasil apresenta-se hoje como o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e do Japão. Tal colocação é associada a diferentes fatores como, por exemplo, a utilização de alta-tecnologia e a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho. Dentre a alta-tecnologia mencionada recentemente é possível encontrar a utilização de nanotecnologia nos processos de fabricação destes produtos. O presente trabalho dispõe-se a estudar as relações de governança que envolvem a produção, comercialização e consumo destes cosméticos nanoestruturados. É possível observar a ausência de pesquisas sociológicas nesta área, apesar de muito se falar sobre multidisciplinaridade. O objetivo da dissertação é investigar as relações entre indústria, vendedores e consumidores buscando compreender a maneira como cosméticos envolvendo nanotecnologia são apresentados e percebidos no que se refere a seus possíveis riscos e benefícios. Sob o aporte teórico das perspectivas da Modernização Reflexiva e de autores como Erving Goffman e David Le Breton, esta pesquisa visa colaborar na produção de bases sociológicas voltadas as pesquisas com nanotecnologias (na produção, comercialização e consumo) no setor de cosméticos, sem pretender esgotar o tema em questão,considerando a relevância destas e a falta de cientistas sociais nas redes de pesquisa desta área. |
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dc.format.extent |
171 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Sociologia |
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dc.subject.classification |
Sociologia politica |
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dc.subject.classification |
Cosmeticos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Nanotecnologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de empresas |
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dc.title |
Na indústria do átomo a beleza é inteligente, enquanto questões de governança são nanoestruturadas |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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