Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa: um estudo de caso na indústria têxtil

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Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa: um estudo de caso na indústria têxtil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Zamcopé, Fábio Cristiano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T18:59:48Z
dc.date.available 2012-10-24T18:59:48Z
dc.date.issued 2012-10-24T18:59:48Z
dc.identifier.other 276703 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93246
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Devido à crescente pressão para que as empresas sejam mais responsáveis e transparentes em suas ações, os stakeholders estão sendo atendidos em suas demandas por informações que vão além do desempenho financeiro da empresa, como evidências de uma boa governança corporativa, origem da matéria-prima, modo de fabricação e ciclo de vida dos produtos. Os líderes empresariais já reconhecem a necessidade de responder a estas pressões, conduzindo suas operações de maneira que sejam bom para os seus negócios e que satisfaça as preocupações dos stakeholders. Nesse contexto, o presente estudo construiu um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa, considerando a necessidade da empresa buscar a longevidade de seu negócio. Assim, foi desenvolvido um estudo de caso em uma indústria têxtil paranaense de médio porte, utilizando como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista, por essa possibilitar: (i) identificar um conjunto de indicadores de desempenho que caracterizam a sustentabilidade da empresa; (ii) mensurar o grau de alcance das propriedades analisadas da organização quanto ao seu compromisso com a sustentabilidade, tanto individual quanto globalmente. O modelo possibilitou identificar que a estratégia da empresa deverá considerar todos os critérios das áreas econômica, social e ambiental, demonstrando que a diferenças entre as taxas de substituição são estritamente pequenas, que terá grande importância as ações de comunicação com os diversos stakeholders e que há um trabalho árduo a fazer em termos de conscientização dos funcionários, fornecedores, clientes, consumidores e comunidade nas questões de sustentabilidade. pt_BR
dc.format.extent xiv, 89 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.title Construção de um modelo para avaliação da sustentabilidade corporativa: um estudo de caso na indústria têxtil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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