Transtorno do estresse pós-traumático em vítimas de acidentes de trânsito

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Transtorno do estresse pós-traumático em vítimas de acidentes de trânsito

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Walter Ferreira de pt_BR
dc.contributor.author Bringhenti, Marta Elisa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T16:23:11Z
dc.date.available 2012-10-24T16:23:11Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 262338 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93086
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. pt_BR
dc.description.abstract Os acidentes de trânsito estão entre os eventos com potencial para transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), pois reúnem condições como imprevisibilidade, danos e prejuízos humanos elevados. No Brasil, as elevadas taxas de acidentes de trânsito e dos prejuízos às vítimas são aspectos importantes para alta prevalência do TEPT. A falta de diagnóstico ou o diagnóstico tardio do transtorno do estresse pós-traumático possibilita maior suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças comórbidas como depressão, fobias e pânico. Este estudo tem por objetivo conhecer a prevalência do transtorno do estresse póstraumático em vítimas de acidentes de trânsito, as características do acidente que estão associadas à manifestação do transtorno e a percepção das vítimas sobre as manifestações dos sinais e dos sintomas do trauma. O rastreamento do TEPT foi feito através da escala PCL-C. No Brasil, a escala contempla apenas estudos de validação semântica, sendo que, para a sua utilização, optou-se por realizar a validação em amostra de vítimas de AT, o que também se constituiu um dos objetivos específicos deste estudo. Participaram do estudo 114 vítimas de acidentes de trânsito, com idade entre 16 e 64 anos. Os participantes foram convidados a responder a um questionário desenvolvido especificamente para este estudo e a escala PCL-C. Após, foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada com duração média de duas horas. Dezesseis (4.0%) participantes concordaram em participar da entrevista, não tendo havido tempo hábil para a realização da entrevista com 11 (9.6%), tendo sido entrevistadas cinco pessoas. A partir das entrevistas, buscou-se conhecer a percepção da dinâmica dos sinais e dos sintomas do TEPT, e de sua evolução no período pós-acidente. Na análise das 6 entrevistas, através do método fenomenológico, identificou-se uma categoria principal percepção da dinâmica do TEPT; e três sub-categorias suporte social, discriminação e deficiência e reabilitação. Verfiicou-se que as sub-categorias influenciam diretamente a categoria principal de forma que os sinais e os sintomas do TEPT guardavam relação de recorrência devido à influência destas. Para a validação da escala realizou-se a validade de construto e a análise de confiabilidade. O índice de confiabilidade da escala foi de 0.94, onsiderado um valor bom de desempenho. Através do índice Keiser-Meyer, o tamanho da amostra foi considerado satisfatório para as análises realizadas. A escala apresentou propriedades psicométricas satisfatórias, além de demonstrar ser um instrumento capaz de diferenciar a manifestação do TEPT, podendo assim ser utilizado em pesquisas epidemiológicas. Quanto às associações com variáveis sóciodemográficas identificou-se correlação com a variável sexo e indicando que as mulheres são mais propensas a desenvolver TEPT do que os homens. pt_BR
dc.format.extent 110 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Saúde pública pt_BR
dc.subject.classification Acidentes de transito pt_BR
dc.subject.classification Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Transtorno do estresse pós-traumático em vítimas de acidentes de trânsito pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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