A formação política da juventude do movimento sem terra no estado do Paraná

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A formação política da juventude do movimento sem terra no estado do Paraná

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sousa, Janice Tirelli Ponte de pt_BR
dc.contributor.author Martins, Suely Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T15:46:22Z
dc.date.available 2012-10-24T15:46:22Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 264379 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93050
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política pt_BR
dc.description.abstract O interesse acadêmico pela juventude rural tem crescido nas últimas décadas. Todavia, ainda são poucos aqueles preocupados em entender as formas de socialização e inserção política dos jovens nos diversos movimentos sociais rurais. A presente pesquisa analisa as experiências sócio-educativas de jovens vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Paraná, de modo a revelar o processo de formação política dos jovens militantes Sem Terra e as contradições que envolvem esta relação de aprendizado político. Analisam-se as respostas que os jovens têm dado a esse processo, se elas apontam a continuidade dos interesses e dos propósitos do Movimento e em que medida oferecem elementos novos qualificando-o ou indicando sinais de seu rompimento. Para tanto, fez-se necessário entender as diversas formas de inserção dos jovens no MST e como contribuem para cimentar uma nova visão de mundo entre eles. A categoria experiência, elaborada pelo historiador marxista Edward Thompson, foi central para o entendimento do processo de constituição da consciência de classe das novas gerações do MST como resultado da vivência da realidade concreta e para revelar as contradições que permeiam as relações entre as gerações no Movimento. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em fontes primárias e secundárias. Em relação às fontes primárias constituíram-se de materiais produzidos pelo MST e de entrevistas realizadas no período de 2006 à 2007, com jovens entre 15 à 29 anos de idade, inseridos na estrutura orgânica do Movimento no Paraná. As fontes secundárias, por sua vez, ajudaram a entender a trajetória do MST. Privilegiou-se destacar o processo de concentração de terras e modernização da agricultura brasileira; como os trabalhadores e os jovens reagiram a ele; a história do Movimento e suas perspectivas quanto à educação, à formação política e à participação da juventude. Tais questões ajudaram a reconstruir o quadro histórico, social e político que acompanha a formação atual dos jovens do MST no Paraná. A pesquisa constatou que as experiências sócio-educativas dos jovens do MST, neste Estado, além de proporcionar a formação política dos jovens, contribuindo para que se identifiquem com o Movimento e deem continuidade à sua luta, também tem proporcionado, a eles e ao MST, problematizar questões que perpetuam relações de desigualdades e preconceito no interior do Movimento, especialmente no que se refere às relações entre as gerações. E, ainda, apontou o desafio do MST em conciliar as lutas por transformações estruturais com transformações no cotidiano. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Juventude rural pt_BR
dc.subject.classification Trabalhadores rurais pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.subject.classification Assentamentos humanos pt_BR
dc.subject.classification Movimentos sociais pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.title A formação política da juventude do movimento sem terra no estado do Paraná pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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