Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais

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Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Daniel Roberto de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T15:40:13Z
dc.date.available 2012-10-24T15:40:13Z
dc.date.issued 2012-10-24T15:40:13Z
dc.identifier.other 276664 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93042
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O conhecimento representa um fator crescente de preocupação em investimento e competitividade nas empresas, principalmente em virtude da globalização e concorrência. Com o desenvolvimento de novos tipos de gestão, as empresas necessitam utilizar o conhecimento dentro da estratégia empresarial, e, consequentemente, enfrentam o desafio de identificar que conhecimentos são primordiais à sua competitividade, bem como para disseminá-los dentro da empresa e por toda a sua cadeia de produção como é o caso da universidade corporativa. Já nos Arranjos Produtivos Locais - APL o desenvolvimento torna-se complexo e fundamental em virtude do tamanho da cadeia produtiva e da quantidade de empresas envolvidas. Assim, há a necessidade de se desenvolver um modelo de educação corporativa nos APLs para que possa ser utilizado na competitividade frente: às rápidas mudanças tecnológicas, à globalização financeira por meio da inserção de novos capitais externos e sua interdependência, à abertura de mercados e à globalização das informações. Para esta pesquisa foi escolhido o APL de Software do município de Curitiba. Com o estudo, por meio da proposta de desenvolvimento e aplicação do modelo, foi possível verificar a estrutura interna e externa, bem como suas inter-relações do Arranjo Produtivo Local de Software, a qual aborda dimensões como: equidade, flexibilidade, estrutural, capital, pesquisa e desenvolvimento, confiança, importância econômica, territorial, estratégica e seus componentes. A pesquisa foi desenvolvida partindo da fundamentação teórica e teve sua aplicação efetivada por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas com empresários, comitê gestor e instituições parceiras do Arranjo Produtivo Local. O modelo desenvolvido a partir desta pesquisa propõe alternativas e melhorias nas dimensões apresentadas do Arranjo Produtivo Local, principalmente direcionados à programas de educação corporativa. Com os resultados obtidos, esta pesquisa poderá servir de parâmetro para novos modelos e programas voltados a educação corporativa. pt_BR
dc.format.extent 254 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação corporativa pt_BR
dc.subject.classification Gestão estratégica pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.title Modelo para o diagnóstico das necessidades de educação corporativa a partir das estratégias competitivas dos arranjos produtivos locais pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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