dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Olga Regina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Wander José Theóphilo de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T15:38:11Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T15:38:11Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
276407 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93039 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As Instituições de Ensino Superior tem o compromisso fundamental de oferecer e transmitir aos alunos o conhecimento e o diferencial que os habilite a ter contato com o mundo dos negócios, pela atuação dos profissionais qualificados, dispondo de conhecimento acumulado, que se atualiza em função das demandas do mundo da atualidade. Compete ao sistema educacional estar atento e implantar uma filosofia que lhe permita formar cidadãos aptos e preparados. Para tanto, precisam preparar alunos e professores que atendam as disposições sobre a educação especial, as quais, com as políticas de inclusão requerem preparação específica da comunidade acadêmica, tanto para receber estes alunos como para ministrar sobre os mesmos. É um tema que desperta interesse científico e se justifica diante da urgência na tomada de posições dos meios universitários, empresas e sociedade. Sua interligação com a engenharia de produção é direta, considerando que esta é uma disciplina relativamente nova e envolve um campo onde as ciências sociais e da administração se relacionam na conquista das técnicas do conhecimento, inovação e produtividade. Seus objetivos são: elaborar um diagnóstico sobre a situação de estudantes de instituições de ensino superior privadas, com necessidades especiais, e a sua inclusão no mercado de trabalho, além de oferecer sugestões de diretrizes a serem implementadas para a melhoria do sistema educacional voltado a este segmento. A investigação será esenvolvida sob o método qualitativo-quantitativo, com a finalidade de averiguar o que vem sendo feito em prol da população escolhida e envolve a pesquisa em referencial bibliográfico, a legislação brasileira e também pesquisa de campo, realizada por meio de questionários elaborados com questões fechadas e abertas, e como roteiro para entrevistas, em uma abordagem qualitativa. Dos achados da pesquisa, conclui-se que é imprescindível que as entidades de ensino estejam adequadamente preparadas para receberem os alunos com necessidades especiais e em igualdade de condições de acessibilidade, aprendizagem e aquisição de conhecimento. Cabe às instituições de ensino superior a tarefa de preparar os professores que proporcionarão esta aprendizagem desde as séries iniciais, preparando-se elas mesmas, para oferecer aos futuros profissionais, também, as melhores oportunidades para adquirirem seu conhecimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
227 f.| tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudantes universitarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Diretrizes para adequação de instituições de ensino superior voltadas à preparação de pessoas com necessidades especiais ao mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |