Proposta de um modelo para o planejamento ágil do projeto de produtos

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Proposta de um modelo para o planejamento ágil do projeto de produtos

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Título: Proposta de um modelo para o planejamento ágil do projeto de produtos
Autor: Schuch, Claudio Gargioni
Resumo: O mercado de produtos e bens de consumo está se tornando cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo que o processo de desenvolvimento de produtos das empresas possibilite o lançamento de produtos com maior valor agregado e de forma cada vez mais rápida. Uma saída encontrada por empresas de software tem sido o emprego de metodologias ágeis que pregam a qualidade pela excelência técnica, e flexibilidade ao lidar com mudanças. O planejamento é o objeto de estudo desta pesquisa, por encontrar-se inserido em um contexto no qual todos os subprocessos de gerenciamento envolvidos se relacionam, influenciando muito no sucesso do projeto. O presente trabalho estuda as técnicas e ferramentas de planejamento ágil de projetos e desenvolvimento enxuto de produtos (abordagens com foco no valor), tendo como foco principal a aplicabilidade para o desenvolvimento de produtos físicos (bens de consumo durável e bens de capital). Com base neste estudo e em uma revisão do processo de planejamento do PMBOK, é proposto um modelo de planejamento baseado em conceitos de gerenciamento ágil e desenvolvimento enxuto de produtos. Uma vez definido o modelo, o mesmo foi avaliado por meio de técnicas estatísticas, com dados obtidos através da opinião de especialistas. Com a escala de Likert, os dados de opinião puderam ser transformados em dados quantitativos, que foram tratados utilizando estatística descritiva e distribuição de Student. Além da distribuição, foi verificada a correlação entre as questões, utilizando o método da correlação de Pearson, que apresentou que quanto mais envolvidos estiverem os clientes e fornecedores no desenvolvimento, maior a capacidade de reação às mudanças e maior o entendimento sobre o valor a ser entregue para o cliente, além de tornar mais colaborativo o ambiente de desenvolvimento. O resultado final da avaliação do modelo mostrou tendências positivas com relação ao aumento de velocidade no início do desenvolvimento e flexibilidade, ao mesmo tempo em que foram identificadas necessidades de definir melhor o papel e a interação dos fornecedores. Por fim, são apresentadas sugestões para estudos futuros relacionadas ao modelo.Consumer goods market is becoming even more competitive and dynamic, requiring companies to produce their products faster and with higher value added. A solution found by software companies is the use of agile methodologies that focus in technical quality and flexibility to deal with market changes. Planning is the object of this research, whereas it is inserted in a context that all management sub-process are related to each other, considerably impacting in project#s success. This research studies techniques and tools for agile project planning and lean product development approach (focus in value), for application in physical products development (consumer and capital goods). Based on this study and a review of the PMBOK#s planning process, it is suggested a planning model based on concepts of agile management and lean product development. Once defined, the model is evaluated using statistical techniques, based in expert opinion. Using Likert scale, the expert opinion is translated to quantitative data, which is analyzed using descriptive statistics and Student distribution. In addition, Pearson#s Correlation Coefficient is used to analyze correlations between questionnaire questions. This analysis shows that the rate of involvement exhibited by customer and supplier in the development process increases the tendency of responsiveness to change the process, the understanding about the value to be delivered to the customer and the collaboration in the development environment. The final outcome of the model shows positive trends in increasing initial development speed and flexibility meanwhile needs are identified to better define the role and interaction of suppliers. Finally, suggestions are presented for future studies related to the model.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92859
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