Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB

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Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB

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Título: Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB
Autor: Perucchi, Luciane
Resumo: Este trabalho busca analisar o lugar da disciplina de sociologia no ensino médio, no contexto brasileiro da época da ditadura militar, que se estendeu do ano de 1964 até 1984. Analisamos principalmente os livros didáticos utilizados em sala de aula nesse período autoritário, quando os saberes sociológicos eram transmitidos muitas vezes por meio de outras disciplinas escolares, esvaziados de seu conteúdo crítico. Deste modo, este trabalho investiga uma dessas disciplinas, a Organização Social e Política Brasileira (OSPB), introduzida pelo decreto-lei 869/69 que apresentava como objetivos a formação da cidadania e a transmissão de conhecimentos da realidade brasileira. Importante observar que assim como a sociologia, outras disciplinas também passaram por constantes exames realizados pela censura do período, sofrendo a triagem e o controle estatal, tanto nos conteúdos das aulas ministradas, como nos livros e demais materiais didáticos utilizados em seu ensino. Percebe-se, por meio dessas castrações na forma de transmissão do conteúdo de algumas disciplinas, que a ditadura militar impôs várias mudanças na educação. Mudanças estas que se encontram impressas nos livros e demais materiais didáticos ainda nos dias atuais. Este trabalho visa esclarecer como os saberes sociológicos ingressaram nas escolas por meio do ensino de OSPB, disciplina que substituiu, em grande medida, a disciplina de Sociologia na educação escolar da Ditadura Militar. Para tanto, parte-se das seguintes indagações: quais eram os conteúdos sociológicos trazidos nesses livros didáticos? Em que medida tais conteúdos respondiam aos propósitos ufanistas de legitimação do regime militar? Poderia, em alguns desses materiais, permanecer uma visão mais crítica da sociedade da época? Estas são algumas das problematizações que a presente pesquisa buscou esclarecer.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92825
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