A arte visionária e a Ayahuasca: representações visuais de espirais e vórtices inspiradas nos estados não ordinários de consciência (ENOC)

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A arte visionária e a Ayahuasca: representações visuais de espirais e vórtices inspiradas nos estados não ordinários de consciência (ENOC)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lupi, João Eduardo Pinto Bastos pt_BR
dc.contributor.author Mikosz, José Eliézer pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T11:43:43Z
dc.date.available 2012-10-24T11:43:43Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 264312 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92737
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pt_BR
dc.description.abstract Os Estados Não Ordinários de Consciência, ENOC, induzidos especialmente por alguns tipos específicos de agentes psicoativos, como a ayahuasca, propiciam visões, tratadas aqui também como mirações. Nos estágios iniciais da experiência, essas mirações geralmente são formadas por padrões luminosos geométricos simétricos, ziguezagues, treliças, teias e espirais, entre outros. Em estágios mais avançados, essas imagens podem se transformar em objetos e cenários diversos, onde a influência cultural exercerá importante papel. Padrões visuais análogos encontram-se em obras artísticas, desde as pinturas rupestres pré-históricas, o que possibilita inferir que sua produção esteja, de algum modo, associada aos ENOC. Com efeito, esses mesmos padrões visuais são encontrados em obras indígenas e de artistas da atualidade que usam essa categoria de psicoativo. As mirações dos ENOC são muitas vezes consideradas experiências de natureza espiritual ou mística, já que são sentidas como vivências genuínas de um "outro mundo", que só podem ser traduzidas para "este mundo" - o mundo objetivo, material, do dia-a-dia - de forma descritiva e simbólica. Dentre as diversas imagens que podem aparecer nas mirações, o trabalho investigou as espirais e os vórtices e estudou alguns dos significados que costumam ser atribuídos a esses elementos, assim como algumas transformações e adaptações que eles podem passar, dependendo da cultura local. Foram coligidos ainda alguns exemplos da presença das espirais e vórtices na natureza, na ciência e na história da arte, com o intuito de evidenciar a forte influência que essas imagens podem ter sobre a imaginação, o conhecimento e a produção artística. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Revelação pt_BR
dc.subject.classification Fantasia na arte pt_BR
dc.subject.classification Surrealismo pt_BR
dc.subject.classification Santo Daime pt_BR
dc.subject.classification Ayahuasca pt_BR
dc.title A arte visionária e a Ayahuasca: representações visuais de espirais e vórtices inspiradas nos estados não ordinários de consciência (ENOC) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Luna, Luis Eduardo pt_BR


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