Frida Kahlo: uma célula revolucionária entre as cores e as dores

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Frida Kahlo: uma célula revolucionária entre as cores e as dores

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Brancher, Ana Lice pt_BR
dc.contributor.author Brognoli, Ila da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T11:10:11Z
dc.date.available 2012-10-24T11:10:11Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 267120 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92682
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. pt_BR
dc.description.abstract A revolução ocorrida em princípios do século XX no México teve grande impacto sobre o país e a sua repercussão foi sentida em diversos campos sociais e culturais. Nesta dissertação me ocuparei sobretudo de abordar a transição ocorrida no meio artístico, uma vez que este também teve papel fundamental nas transformações por que passou o país a partir desse momento histórico, ocupando, concomitantemente, os espaços de sujeito e objeto da história. Identificando a artista plástica Frida Kahlo como uma intelectual engajada no cenário político em questão, utilizarei sua vida e sua obra para discutir a influência que o ambiente social exerce sobre o indivíduo, podendo modificar e/ou determinar suas atitudes em relação às transformações sociais que acompanha. Através de análises estéticas, artísticas e de contexto histórico de suas obras plásticas, de cartas e fragmentos de seu diário pessoal, procuro mostrar que a artista reconheceu ao longo de sua vida a necessidade de aliar arte e política, por identificar na sua própria prática o potencial transformador do fazer artístico, seja como forma de conscientização, seja como forma de contestação. Esta pesquisa visa também reforçar a necessidade de estudar-se cada vez mais os aspectos relativos à realidade latino-americana. The revolution that occurred at the beginning of the twentieth century in Mexico, had a major impact in the country and its impact was felt in several social and cultural fields. In this dissertation I will seek particularly to address the transition that occurred in the art context, as it also played a fundamental role in the transformations that the country went through from this historical moment, simultaneously acting like subject and object of history. By identifying the plastic artist Frida Kahlo as an intellectual engaged in the referred political scenario, I will use her life and work to discuss the influence that the social environment exerts over the individual, potentially modifying and/or determining his attitudes regarding social transformations that he witness. Through an aesthetic, artistic and historical context analysis of her paintings, fragments of letters and from her personal diary, I will show that the artist recognized throughout her life the need to combine art and politics, because she identified on her own practice the transforming potential of art making, whether as a form of consciousness, or as a contestation. This research also aims to reinforce the need to study ever more aspects of Latin American reality. pt_BR
dc.format.extent vi, 104 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Artes plasticas pt_BR
dc.subject.classification Mexico pt_BR
dc.subject.classification Artistas pt_BR
dc.subject.classification Mexico pt_BR
dc.subject.classification Arte pt_BR
dc.subject.classification Aspectos politicos pt_BR
dc.title Frida Kahlo: uma célula revolucionária entre as cores e as dores pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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