dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bueno, Ayrton Portilho |
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dc.contributor.author |
Romanzini, Dione |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T10:46:56Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T10:46:56Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T10:46:56Z |
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dc.identifier.other |
275817 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92647 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2009 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando as alterações do território decorrentes da globalização, esta pesquisa procura mostrar principalmente questões que envolvem cidades e portos. Tem como objeto de estudo as relações urbanas entre duas cidades, Garuva e a vizinha balneária Itapoá, com as possíveis e previsíveis transformações proporcionadas e impulsionadas pela futura implantação de um grande porto e o acelerado crescimento da atividade turística que se estabelece na região. O objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e questionar as condicionantes e determinantes da organização do espaço físico do processo da evolução urbana de Garuva, município historicamente caracterizado como um "nó" de passagem na estrutura regional. Com as aceleradas transformações dos lugares e das cidades, plasmadas no estudo realizado, nos deparamos com grandes desafios, sobre o que ocupar, transformar e que espaços manter buscando a consciência e satisfação das necessidades humanas com o desenvolvimento sustentável. A pesquisa levou a autora a um interagir com as questões locais e regionais. reverificando efeitos positivos e negativos de novos empreendimentos neste processo. Relata uma abordagem das mudanças impulsionadas pela globalização, e que estas mudanças não se restringem apenas ao mundo econômico, mas afetam principalmente a produção do espaço urbano, atingindo diretamente a formulação e legitimação de paradigmas nas políticas urbanas traduzidas no Plano Diretor Participativo. A abordagem proposta enfatiza a articulação entre os interesses globais e a formatação de outros tipos de cidades que tem fluxos (transportes intermodais) que aparecem com maior peso e relevância que os fixos, caracterizado como elementos da paisagem natural e construída local. |
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dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs., mapas. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Arquitetura |
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dc.subject.classification |
Portos |
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dc.subject.classification |
Itapoa (SC) |
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dc.subject.classification |
Planejamento urbano |
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dc.subject.classification |
Garuva (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cidades e vilas |
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dc.subject.classification |
Garuva (SC) |
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dc.subject.classification |
Plano Diretor |
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dc.title |
Cidade, porto e planejamento: Garuva, cidade passagem |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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