dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Olga Regina |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Paranhos Filho, Moacyr |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T10:19:05Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T10:19:05Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
147551 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92587 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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dc.description.abstract |
A avaliação da qualidade da Educação Superior é item prioritário de preocupação do MEC e das instituições de ensino ofertantes. Por outro lado a institucionalização na economia brasileira, do segmento de educação superior privado, consequência da desregulamentação ocorrida com a Constituição de 1988, na prática estabeleceu o princípio da concorrência entre as universidades. Assim, aconteceu grande expansão da oferta de serviços educacionais no Brasil acarretando intensa concorrência entre os novos atores que competem entre si. Desta forma, o fator concorrencial obriga as IES a planejar estratégias aplicando os conceitos básicos de competição empresarial. Para tanto, se torna necessário o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem a gestão da instituição para fazer frente à concorrência. Entre os principais estão os mecanismos que medem a satisfação do cliente, fornecendo indicadores importantes para a gestão da qualidade. Este trabalho se desenvolve considerando esta necessidade. Assim, analisam diversos aspectos da qualidade revisitando as principais teorias e técnicas a ela relacionadas, em especial os modelos desenvolvidos exclusivamente para o setor de serviços. Conclui-se então pelo modelo SERVQUAL com uma adequação para serviços educacionais. A pesquisa aplica este modelo de avaliação em um Curso Superior de Tecnologia, tendo como premissa o ensino como um processo de serviços no qual o aluno é um dos principais clientes. Os resultados indicam que o modelo se adapta para esta aplicação e que oferece informações importantes para a gestão da qualidade da IES. |
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dc.format.extent |
93 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ensino superior |
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dc.subject.classification |
Modelos |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Qualidade dos serviços |
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dc.subject.classification |
Metodologia |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.title |
Aplicação do modelo de avaliação da qualidade de serviço SERVQUAL em curso superior Tecnologia de Gestão da Produção Industrial |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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