Um modelo para gerenciamento de cursos e programas de pós-graduação com ênfase na eficácia para atender aos critérios de avaliação da CAPES

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Um modelo para gerenciamento de cursos e programas de pós-graduação com ênfase na eficácia para atender aos critérios de avaliação da CAPES

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) pt_BR
dc.contributor.author Igarashi, Deisy Cristina Corrêa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:46:19Z
dc.date.available 2012-10-24T09:46:19Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 265557 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92529
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo construir, sob a ótica da gestão da qualidade, um modelo de gerenciamento para cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu, com base no processo de avaliação em uso pela CAPES, que possibilite a cada curso ou programa se apresentar como eficaz, quando avaliado pelo órgão. A partir do exposto o tema deste estudo enfoca a avaliação da educação, de modo mais específico, a área de desempenho de programa de pós-graduação, com ênfase na gestão da qualidade. Para ampliar os conhecimentos sobre o tema foram realizadas pesquisas teóricas, as quais permitiram uma análise detalhada sob os conceitos vinculados ao tema. Dentre estes se destacam os processos de avaliação de desempenho, e de modo mais específico o em uso pela CAPES. Para isso, foi necessário analisar a estrutura do processo de avaliação em uso pelo órgão, tanto em termos dos indicadores individuais, quanto de sua agregação. Tal conhecimento possibilitou a construção de um modelo direcionado ao gerenciamento a partir das concepções externas (CAPES). Ao construir tal modelo, foram realizadas as adequações consideradas necessárias para promover o gerenciamento de cursos ou programas segundo os requisitos considerados pela CAPES. Dentre as adequações realizadas se destacam: (a) a construção de indicadores para os elementos considerados objetos de avaliação pela CAPES; (b) a ordenação destes segundo as ações da qualidade (on-line, off-line, in-line); (c) a identificação de pesos para os elementos que compõem o modelo, a fim de se agrupar os indicadores e apresentar além da avaliação local, a avaliação global; (d) a aplicação da lógica difusa ao nível de quesitos, a fim de gerar conhecimento quanto ao grau de pertinência com que cada classificação é atribuída. Estruturado o modelo, passou-se a fase de operacionalização deste, a título de viabilidade de aplicação. Tal processo demonstrou que o modelo aqui proposto é factível, uma vez que este proporciona benefícios, dentre os quais se destacam: (a) gera conhecimento e compreensão quanto aos critérios de avaliação externos em uso pela CAPES, (b) captura aspectos antes despercebidos no processo de avaliação, os quais causavam aos cursos ou programas dúvidas quanto às classificações atribuídas; (c) gera subsídios aos programas por possibilitar a visualização de quais elementos apresentaram desempenho de menor impacto; (d) auxilia os cursos ou programas no sentido de minimizar sua dificuldade na identificação de aspectos/objetivos pontuais, merecedores de ações de melhoria; (e) identifica informações a serem transcritas para a avaliação externa; (f) gera maior consciência e entendimento quanto às classificações atribuídas pela CAPES, por demonstrar o grau de pertinência com que estas foram atribuídas, devido à inserção da lógica difusa. Assim, o gerenciamento de cursos ou programas de pós-graduação stricto sensu passa a ser estruturado a partir de concepções externas. Estas informações podem ser utilizadas como insumos para que os cursos ou programas desenvolvam o processo de avaliação interna, com vistas a identificar ações que gerem melhorias direcionadas à alavancagem de seus desempenhos quando avaliados pela CAPES. pt_BR
dc.format.extent x, 139 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.title Um modelo para gerenciamento de cursos e programas de pós-graduação com ênfase na eficácia para atender aos critérios de avaliação da CAPES pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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