Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro

DSpace Repository

A- A A+

Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maheirie, Katia pt_BR
dc.contributor.author Zonta, Graziele Aline pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:44:21Z
dc.date.available 2012-10-24T09:44:21Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 267092 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade, encontramos muitos trabalhos acadêmicos que dão foco ao fazer teatral, principalmente no que concerne a esta prática enquanto mediadora de processos de aprendizado em diversas áreas. Entretanto, as investigações sobre o processo de produção de sentidos e a constituição dos sujeitos que se envolvem com este fazer, são menos freqüentes. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo analisar o movimento dos sentidos atribuídos ao fazer teatral, por alunos que buscam esta prática depois de adultos. Para tanto, buscamos investigar a base afetivo-volitiva que leva os alunos a iniciarem um curso básico de teatro e quais os sentidos que, acerca deste fazer artístico, apresentavam antes do início do curso; identificar os sentidos do fazer teatral que são produzidos e modificados durante o curso de teatro e após o freqüentarem; e analisar as implicações deste processo na constituição dos sujeitos observados. O recorte do campo de pesquisa contemplou os momentos que antecederam o início de um curso livre de teatro para adultos na cidade de Curitiba-PR até o término do seu primeiro semestre. Os instrumentos utilizados para produção de informações foram a observação das aulas de teatro e as entrevistas em profundidade realizadas com dois alunos participantes do curso. A análise das entrevistas foi feita desde o referencial teórico da análise do discurso com base nas contribuições do círculo de Bakhtin e da psicológica histórico-cultural de Vygotski, e seus comentadores. As contribuições de outros autores, como Sartre e Sanchez-Vazquez também foram aproveitadas no que concordam com o referencial epistemológico definido para este estudo. Como conclusões, destacamos que, no espaço do curso, os alunos encontraram, na linguagem do teatro, uma nova forma de objetivação da subjetividade, envolveram-se em relações diferenciadas do cotidiano, compartilharam e superaram dificuldades. Deste modo, a experiência do curso afetou intensamente estes alunos, passando a mediar a busca pelos sujeitos que eles desejam ser. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Teatro - pt_BR
dc.subject.classification Producao e direcao pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.subject.classification Sentidos e sensações pt_BR
dc.title Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
267092.pdf 2.775Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar