dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maheirie, Katia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zonta, Graziele Aline |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:44:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T09:44:21Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
267092 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92526 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na atualidade, encontramos muitos trabalhos acadêmicos que dão foco ao fazer teatral, principalmente no que concerne a esta prática enquanto mediadora de processos de aprendizado em diversas áreas. Entretanto, as investigações sobre o processo de produção de sentidos e a constituição dos sujeitos que se envolvem com este fazer, são menos freqüentes. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo analisar o movimento dos sentidos atribuídos ao fazer teatral, por alunos que buscam esta prática depois de adultos. Para tanto, buscamos investigar a base afetivo-volitiva que leva os alunos a iniciarem um curso básico de teatro e quais os sentidos que, acerca deste fazer artístico, apresentavam antes do início do curso; identificar os sentidos do fazer teatral que são produzidos e modificados durante o curso de teatro e após o freqüentarem; e analisar as implicações deste processo na constituição dos sujeitos observados. O recorte do campo de pesquisa contemplou os momentos que antecederam o início de um curso livre de teatro para adultos na cidade de Curitiba-PR até o término do seu primeiro semestre. Os instrumentos utilizados para produção de informações foram a observação das aulas de teatro e as entrevistas em profundidade realizadas com dois alunos participantes do curso. A análise das entrevistas foi feita desde o referencial teórico da análise do discurso com base nas contribuições do círculo de Bakhtin e da psicológica histórico-cultural de Vygotski, e seus comentadores. As contribuições de outros autores, como Sartre e Sanchez-Vazquez também foram aproveitadas no que concordam com o referencial epistemológico definido para este estudo. Como conclusões, destacamos que, no espaço do curso, os alunos encontraram, na linguagem do teatro, uma nova forma de objetivação da subjetividade, envolveram-se em relações diferenciadas do cotidiano, compartilharam e superaram dificuldades. Deste modo, a experiência do curso afetou intensamente estes alunos, passando a mediar a busca pelos sujeitos que eles desejam ser. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teatro - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Producao e direcao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Subjetividade |
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dc.subject.classification |
Sentidos e sensações |
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dc.title |
Os sentidos do fazer teatral para alunos de um curso livre de teatro |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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