dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Cardoso, Olga Regina |
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dc.contributor.author |
Maria, José Nunes Santa |
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dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:39:27Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T09:39:27Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T09:39:27Z |
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dc.identifier.other |
275538 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. |
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dc.description.abstract |
Considerando a importância cada vez maior da educação como base para o crescimento sustentável das nações, o presente estudo parte do seguinte questionamento: como as modernas técnicas e ferramentas do marketing de relacionamento poderiam otimizar a relação de instituições de ensino superior com seus stakeholders - discentes, docentes, sociedade e empresas? Para responder a essa questão, propõe-se estruturar propostas estratégicas de marketing de relacionamento voltadas a instituições de ensino superior privadas, que impactem nos principais stakeholders das organizações. Para tanto, o desenho metodológico proposto prevê uma revisão bibliográfica que deu a base teórica para o estudo, uma pesquisa qualitativa (com uso de focus group) que serviu de base para uma outra pesquisa, desta vez quantitativa. Utilizou-se questionário estruturado e não disfarçado, tendo como população as instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre, totalizando vinte e oito organizações. A coleta de dados foi feita pelo próprio pesquisador, junto aos dirigentes dessas instituições. No tratamento dos dados foi usado o software Sphin x Brasil. Nas conclusões, constata-se que ainda é precário o uso de ferramentas de marketing de relacionamento por parte das instituições de ensino superior por dois motivos principais: falta cultura de marketing nas organizações e pessoal qualificado para implementar as estratégias de marketing de relacionamento. |
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dc.format.extent |
143 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Marketing de relacionamento |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades particulares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Porto Alegre (RS) |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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