Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS

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Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Olga Regina pt_BR
dc.contributor.author Maria, José Nunes Santa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:39:27Z
dc.date.available 2012-10-24T09:39:27Z
dc.date.issued 2012-10-24T09:39:27Z
dc.identifier.other 275538 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92518
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a importância cada vez maior da educação como base para o crescimento sustentável das nações, o presente estudo parte do seguinte questionamento: como as modernas técnicas e ferramentas do marketing de relacionamento poderiam otimizar a relação de instituições de ensino superior com seus stakeholders - discentes, docentes, sociedade e empresas? Para responder a essa questão, propõe-se estruturar propostas estratégicas de marketing de relacionamento voltadas a instituições de ensino superior privadas, que impactem nos principais stakeholders das organizações. Para tanto, o desenho metodológico proposto prevê uma revisão bibliográfica que deu a base teórica para o estudo, uma pesquisa qualitativa (com uso de focus group) que serviu de base para uma outra pesquisa, desta vez quantitativa. Utilizou-se questionário estruturado e não disfarçado, tendo como população as instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre, totalizando vinte e oito organizações. A coleta de dados foi feita pelo próprio pesquisador, junto aos dirigentes dessas instituições. No tratamento dos dados foi usado o software Sphin x Brasil. Nas conclusões, constata-se que ainda é precário o uso de ferramentas de marketing de relacionamento por parte das instituições de ensino superior por dois motivos principais: falta cultura de marketing nas organizações e pessoal qualificado para implementar as estratégias de marketing de relacionamento. pt_BR
dc.format.extent 143 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades particulares pt_BR
dc.subject.classification Porto Alegre (RS) pt_BR
dc.title Estratégias de marketing de relacionamento para instituições de ensino superior privadas de Porto Alegre/RS pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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