Representações sociais do corpo, mídia e atitudes

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Representações sociais do corpo, mídia e atitudes

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, Brigido Vizeu pt_BR
dc.contributor.author Furtado, Everley Rosane Goetz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:13:13Z
dc.date.available 2012-10-24T09:13:13Z
dc.date.issued 2012-10-24T09:13:13Z
dc.identifier.other 272199 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92473
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo principal caracterizar as representações sociais dos estudantes universitários em relação à saúde e à estética corporais, assim como as atitudes destes frente às difusões midiáticas a respeito do corpo. Para a fundamentação teórica, utilizou-se a perspectiva das representações sociais, considerando as abordagens dinâmica (do saber, identitária e de orientação), dimensional (atitude e de campo) e estrutural (elementos da representação). Foram realizados dois tipos de procedimentos exploratórios distintos para levantamento de dados, ambos com abordagens quantitativas e qualitativas. O primeiro procedimento, de natureza descritiva, consistiu na análise documental de artigos relativos ao corpo difundidos pela mídia impressa em três revistas de circulação nacional (#Saúde#, #Boa Forma# e #Estilo#); o segundo de natureza empírico-descritiva, elaborado para caracterizar as representações sociais dos participantes a respeito do corpo e diagnosticar as atitudes destes frente a tais difusões midiáticas. Os resultados referentes ao material textual obtido a partir da pesquisa documental foram submetidos a uma análise lexical hierárquica descendente. Na segunda etapa, foi elaborado um instrumento pelo Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) em parceria com a Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (EHESS). Este instrumento foi respondido por 500 estudantes universitários dos cursos de Medicina, Moda, Educação Física e Nutrição da cidade de Florianópolis. Para análise e tratamento dos dados quantitativos obtidos a partir do instrumento, utilizaram-se procedimentos da estatística descritiva e relacional, quanto ao material textual, a análise foi pela classificação hierárquica descendente. Pelos resultados, obteve-se que a média de idade dos participantes foi de aproximadamente 22 anos, e 77% deles apresenta peso corporal normal. Houve diferença estatisticamente significativa entre o nível de satisfação corporal e o Índice de Massa Corporal categorizado dos estudantes; e, também entre o sexo dos participantes e o nível de satisfação corporal. As representações do corpo na mídia enfatizam duas principais temáticas, aspectos eminentemente físicos (saúde e estética); e, o corpo como unidade físico-psíquica. Os estudantes em suas representações do corpo, também consideram a saúde e a beleza, sendo esta determinante para os primeiros contatos e interações sociais e associada a uma condição subjetiva. Além disso, a gordura e a magreza corporal excessiva são paradigmas da feiúra. Os termos saúde e estética constituem o núcleo das representações sociais do corpo; e, os elementos organizadores foram saúde, beleza e práticas. Observou-se dissonância entre as dimensões atitudinais dos participantes, por contrastes entre como pensam, sentem e se comportam em relação ao seu corpo. Conclui-se que a beleza e a saúde estão estritamente relacionadas ao corpo magro neste estudo, e aparecem traços de condutas lipofóbicas dentre os participantes, que mesmo quando magros, preocupam-se com engordar. Há uma busca crescente pelo padrão corporal de beleza, e tanto os homens quanto as mulheres compartilham dessa idéia. A cirurgia estética aparece como forma de alcançar satisfação corporal e evitar o envelhecimento. O núcleo das representações sociais do corpo destes estudantes traz idéias de normatização e funcionalidade, associando práticas de saúde que levam à beleza corporal. pt_BR
dc.format.extent xiii, 446 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Estudantes universitarios pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.subject.classification Corpo pt_BR
dc.subject.classification Saude pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.title Representações sociais do corpo, mídia e atitudes pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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