Estratégias operatórias em navegabilidade

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Estratégias operatórias em navegabilidade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gontijo, Leila Amaral pt_BR
dc.contributor.author Lima, Sergio Luis dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:04:39Z
dc.date.available 2012-10-24T09:04:39Z
dc.date.issued 2012-10-24T09:04:39Z
dc.identifier.other 272195 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92458
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A Internet é um veículo de comunicação e consumo que permite a personalização de produtos e serviços. As estratégias operatórias utilizadas pelo internauta em sua navegação possuem peculiaridades, assim, é pertinente conhecer a conduta deste e prospectar as variáveis que interferem em seus processos decisórios visando fundamentar propostas de sites adaptados às suas características, necessidades e particularidades. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo identificar a influência dos valores humanos e dos significados do objeto do internauta nas estratégias operatórias adotadas na navegabilidade. A estratégia operatória é definida como um processo cognitivo de categorização, resolução de problemas e tomada de decisão que resulta em um modo operatório adotado pela pessoa. Por sua vez, os valores humanos são conceituados como metas que transcendem situações específicas, são ordenados por sua importância e servem como princípios que guiam a vida da pessoa. Significado é entendido como uma percepção subjetiva ou reação afetiva perante o objeto. Adotou-se a abordagem da Ergonomia Cognitiva dada a sua premissa antropocêntrica no sentido de adaptar as interfaces gráficas às características da pessoa, seus conhecimentos e habilidades. Foi realizada uma pesquisa de delineamento correlacional, onde se identificou os valores humanos básicos da amostra, os significados atribuídos pelo respondente e a preferência por tipo de julgamento. Investigou-se, também, o desempenho dos valores na navegabilidade e por fim verificou-se a correlação entre as variáveis. O percurso metodológico inspira-se na tecnologia de avaliação e (re) concepção de interfaces - TAI proposta por Silvino (2004) e foi composto de quatro etapas, a saber: planejamento, avaliação e análise da atividade de navegação, entrevistas de confrontação e, por fim, compilação do estudo e conclusão. Assim a análise da atividade permitiu avaliar as estratégias e modos operatórios para executar as tarefas, bem como o seu desempenho e as entrevistas deram suporte às inferências sobre os principais elementos para o processo decisório e para o processo de resolução de problemas. Os resultados obtidos apontam que os valores humanos básicos influenciam as estratégias operatórias e que a atribuição de significado influencia a escolha pela representação técnica. Os resultados mostram que há relação entre os valores humanos, tipo de julgamento e os significados do objeto sobre a conduta da pessoa, entretanto, neste estudo, o relacionamento entre as variáveis mostrou-se de baixa magnitude. Foi possível observar que o tipo de julgamento demonstrou ser a variável que apresenta maior poder preditivo sobre a conduta da pessoa. Concluiu-se, também, que aqueles que utilizam o julgamento passo a passo apresentam um melhor desempenho na navegabilidade. pt_BR
dc.format.extent 134 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia cognitiva pt_BR
dc.subject.classification Internet pt_BR
dc.title Estratégias operatórias em navegabilidade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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