dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Souza, Francisco das Chagas de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Garcez, Eliane Fioravante |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:04:03Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T09:04:03Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T09:04:03Z |
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dc.identifier.other |
269379 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92457 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A produção e a reprodução de conhecimento numa sociedade que está mais acelerada em função das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e que precisa de indivíduos mais criativos, reflexivos e que saibam fazer uso da informação é aqui abordada. Essa discussão nos remete à escola e também à formação de professores e de bibliotecários por atuarem nela, mostrando que o tema perpassa pelos currículos de todos os níveis de ensino. Neles há uma interdependência no aprender e no ensinar com pesquisa. A investigação realizada enquadra-se no campo qualitativo e no das representações sociais. O foco são as representações da pesquisa escolar expressas pelos profissionais de Biblioteconomia que integram o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC). O objetivo central do estudo foi conhecer a representação que o bibliotecário constrói acerca da atividade de pesquisa no contexto da escola de Educação Básica. A literatura nas áreas da Sociologia, da Filosofia, da Educação, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação permeia a fundamentação conceitual, teórica e metodológica da investigação realizada. No fio condutor que a norteou estão a Teoria Processualista (TP), de Norbert Elias, e a Teoria da Construção Social (TCS), de Peter L. Berger e Thomas Luckmann. A base metodológica adotada para organizar os meios de construção, coleta e análise em torno da temática Representações da pesquisa escolar na Educação básica a partir do discurso bibliotecário foi a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici. Como instrumental metodológico foi utilizado um questionário para obtenção de características dos entrevistados e um roteiro de entrevista composto de 7 questões abertas para recolher suas opiniões. Para análise e interpretação dos discursos coletados foi adotada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Ana Maria Cavalcanti Lefèvre e Fernando Lefèvre. Através desses discursos os bibliotecários revelaram ter dificuldade para lidar com a pesquisa na escola. A pesquisa escolar é realizada de forma empírica e não há participação de todos, quer ensinando, quer aprendendo com pesquisa. O uso da informação na escola, a partir da biblioteca, é ainda pequeno, no entanto a inclusão do bibliotecário na escola e a interação deste com o professor poderá contribuir para a construção de realidade que contemple, efetivamente, o uso da informação, da biblioteca e da pesquisa na escola. Esta investigação sinaliza que a interação é fator essencial para esse avanço. |
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dc.format.extent |
320 p.| il., quadros |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Ciência da informação |
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dc.subject.classification |
Pesquisa escolar |
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dc.subject.classification |
Bibliotecarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Representações sociais |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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