Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Francisco das Chagas de pt_BR
dc.contributor.author Garcez, Eliane Fioravante pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:04:03Z
dc.date.available 2012-10-24T09:04:03Z
dc.date.issued 2012-10-24T09:04:03Z
dc.identifier.other 269379 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92457
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract A produção e a reprodução de conhecimento numa sociedade que está mais acelerada em função das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e que precisa de indivíduos mais criativos, reflexivos e que saibam fazer uso da informação é aqui abordada. Essa discussão nos remete à escola e também à formação de professores e de bibliotecários por atuarem nela, mostrando que o tema perpassa pelos currículos de todos os níveis de ensino. Neles há uma interdependência no aprender e no ensinar com pesquisa. A investigação realizada enquadra-se no campo qualitativo e no das representações sociais. O foco são as representações da pesquisa escolar expressas pelos profissionais de Biblioteconomia que integram o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC). O objetivo central do estudo foi conhecer a representação que o bibliotecário constrói acerca da atividade de pesquisa no contexto da escola de Educação Básica. A literatura nas áreas da Sociologia, da Filosofia, da Educação, da Biblioteconomia e da Ciência da Informação permeia a fundamentação conceitual, teórica e metodológica da investigação realizada. No fio condutor que a norteou estão a Teoria Processualista (TP), de Norbert Elias, e a Teoria da Construção Social (TCS), de Peter L. Berger e Thomas Luckmann. A base metodológica adotada para organizar os meios de construção, coleta e análise em torno da temática Representações da pesquisa escolar na Educação básica a partir do discurso bibliotecário foi a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici. Como instrumental metodológico foi utilizado um questionário para obtenção de características dos entrevistados e um roteiro de entrevista composto de 7 questões abertas para recolher suas opiniões. Para análise e interpretação dos discursos coletados foi adotada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Ana Maria Cavalcanti Lefèvre e Fernando Lefèvre. Através desses discursos os bibliotecários revelaram ter dificuldade para lidar com a pesquisa na escola. A pesquisa escolar é realizada de forma empírica e não há participação de todos, quer ensinando, quer aprendendo com pesquisa. O uso da informação na escola, a partir da biblioteca, é ainda pequeno, no entanto a inclusão do bibliotecário na escola e a interação deste com o professor poderá contribuir para a construção de realidade que contemple, efetivamente, o uso da informação, da biblioteca e da pesquisa na escola. Esta investigação sinaliza que a interação é fator essencial para esse avanço. pt_BR
dc.format.extent 320 p.| il., quadros pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa escolar pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecarios pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.title Pesquisa escolar na educação básica: discurso de bibliotecários catarinenses pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
269379.pdf 6.508Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar