Proposta de um construto para medir usabilidade em sites de e-commerce utilizando a Teoria da Resposta ao Item

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Proposta de um construto para medir usabilidade em sites de e-commerce utilizando a Teoria da Resposta ao Item

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bornia, Antonio Cezar pt_BR
dc.contributor.author Tezza, Rafael pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T08:45:51Z
dc.date.available 2012-10-24T08:45:51Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 262972 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92424
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade de sites de comércio eletrônico, através da elaboração de um construto baseado em um questionário validado pela Teoria da Resposta ao Item (TRI). Considerando que um levantamento da literatura demonstrou que a maioria das abordagens sobre usabilidade em comércio eletrônico trata de questões muito mais subjetivas e baseadas em questionários de satisfação de clientes, o presente trabalho se propõe a elaboração de um construto que reduza este problema de subjetividade. Atualmente com o crescimento da economia digital, a questão de usabilidade, principalmente nos sites de comércio eletrônico, tem figurado como uma característica capaz de gerar potencial competitivo às empresas do setor. A pesquisa bibliográfica no campo de usabilidade e comércio eletrônico serviu de base para a elaboração do questionário, e a TRI identificou a relevância de cada item, em uma amostragem de cerca de 361 sites de comércio eletrônico. Como resultado, questões de usabilidade até então puramente teóricas ou baseadas em testes com usuários foram discutidas sob o ponto de vista matemático da TRI, e uma escala padronizada para medir usabilidade em sites de comércio eletrônico foi desenvolvida. A pesquisa apresentou algumas limitações, tais como a priorização de questões objetivas e a avaliação concentrada em apenas um usuário - o autor. Entretanto, tanto os resultados como as limitações representam oportunidade futuras de pesquisa sob este ponto de vista até agora inexplorado na avaliação de sites de comércio eletrônico. pt_BR
dc.format.extent 139 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Usabilidade pt_BR
dc.subject.classification Teoria da Resposta do Ítem pt_BR
dc.subject.classification Sites da Web pt_BR
dc.title Proposta de um construto para medir usabilidade em sites de e-commerce utilizando a Teoria da Resposta ao Item pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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