Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antônio pt_BR
dc.contributor.author Moeckel, Alexandre pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:51:55Z
dc.date.available 2012-10-24T06:51:55Z
dc.date.issued 2012-10-24T06:51:55Z
dc.identifier.other 272136 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92218
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é sistematizar conceitos e práticas para apoiar a gestão da informação na fase de planejamento estratégico de produtos, notadamente na gestão de portfólio. Neste contexto é comum a tomada de decisões de grande impacto sem o devido entendimento, seja pelo acesso à informação de baixa qualidade, por desconhecimento de causa ou imposição de idéias. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos caracteriza-se como levantamento. Foram envolvidos profissionais de planejamento e gestão de projetos, de listas de discussão em maioria vinculadas a capítulos brasileiros do Project Management Institute (PMI). É analisada a conjuntura das fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos; são identificados requisitos de uma estrutura de apoio ao pré-desenvolvimento de produtos, bem como recursos de groupware aplicáveis a esta macrofase; verifica-se como se dá o planejamento estratégico de produtos e a gestão de portfólio em empresas brasileiras, com atenção especial para os aspectos qualidade da informação, gestão do conhecimento e colaboração; e são propostas adequações nas atividades realizadas na fase de planejamento estratégico de produtos e nos processos envolvidos na gestão de portfólio. A essência das propostas foi avaliada e aprovada, por meio de enquete associada à navegação por um ambiente Web, que foi implementado para descrever o conteúdo envolvido. Dentre as contribuições originais deste trabalho, merece destaque a consideração da qualidade da informação no contexto decisório do planejamento estratégico de produtos, tendo em vista que o problema de acessar informação insuficiente, equivocada ou desatualizada é pouco abordado na literatura sobre o desenvolvimento de produtos. pt_BR
dc.format.extent 219 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Gestão de projetos pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.title Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
272136.pdf 5.808Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar