Corpos em movimento: um estudo sobre o processo de criação do ator cinematográfico em contexto de formação

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Corpos em movimento: um estudo sobre o processo de criação do ator cinematográfico em contexto de formação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Dassoler, Tais Rodrigues pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:19:39Z
dc.date.available 2012-10-24T06:19:39Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250110 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92161
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação é o resultado de um estudo feito em um curso de atuação para cinema. Com o objetivo geral de investigar o processo de criação do corpo em cena, foram estabelecidos dois objetivos específicos: investigar as mudanças de qualidade no corpo do ator e investigar as diferentes vozes com as quais o ator dialoga neste processo. Para isto, o olhar sobre os movimentos, modos pelos quais o corpo afeta e é afetado, possibilitou uma análise que se fez no diálogo com diferentes perspectivas teóricas, como a teoria psicológica de Vygotsky, a filosofia da linguagem de Bakhtin e a filosofia da vida de Bergson. Reconhecendo as diferenças entre as diversas referências apresentadas neste trabalho foram mobilizados aspectos teóricos que contribuíram com problematizações que emergiram na pesquisa de campo. Numa perspectiva que desnaturaliza a realidade estudada e que não sobrepõe ao real conceitos a priori, o empírico permitiu o olhar sobre as diferenças, singularidades que a vida não cessa de produzir. No contexto estudado ressaltaram-se jogos com os limites entre ficção e realidade que o próprio dispositivo coloca e retira. A análise aponta para diversos modos da criação acontecer, impossibilitando generalizações, inclusive dentro de um mesmo dispositivo artístico. Deste modo, afirmam-se os processos de criação como acontecimentos que se dão no situacional, em eventos que lançam possibilidades e devires. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Artes cenicas pt_BR
dc.subject.classification Criação (literária, artística, etc) pt_BR
dc.subject.classification Atores e atrizes de cinema pt_BR
dc.title Corpos em movimento: um estudo sobre o processo de criação do ator cinematográfico em contexto de formação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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