dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ensslin, Sandra Rolim |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Stolt, Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T05:53:48Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T05:53:48Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
250354 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92113 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Os VLJs (Very Light Jets) representam um novo nicho de mercado na aviação executiva por terem um avançado grau tecnológico e custos reduzidos em relação aos jatos executivos maiores, estando disponíveis a um número maior de potenciais clientes e pilotos. Essas aeronaves poderão ser operadas por um único piloto e utilizarão o mesmo espaço aéreo de jatos maiores. Além disso, parte dos seus futuros pilotos tende a ter pouca ou nenhuma experiência com aeronaves a jato. Os critérios de avaliação e formas de treinamento de tais pilotos ainda não estão bem definidos pelos fabricantes, autoridades aeronáuticas, instituições de treinamento, operadores e demais partes interessadas nesse tipo de aeronave. Este estudo de caso objetivou o desenvolvimento de um modelo que possibilita identificar a proficiência e o perfil de desempenho dos pilotos de VLJ, permitindo uma avaliação global dos mesmos. Como metodologia de desenvolvimento foi utilizada a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista), por permitir a avaliação de aspectos objetivos e subjetivos, integrar as diferentes áreas de avaliação, e gerar conhecimento sobre a situação avaliada. O modelo construído identificou 54 critérios de avaliação com as respectivas escalas de mensuração, distribuídos em cinco grandes áreas: experiência prévia, avaliação inicial, aeronave, operação em vôo, e segurança de vôo. Salienta-se, também, que o modelo construído permite uma avaliação integrada de tais critérios. Espera-se que a utilização do modelo possa contribuir para uma avaliação global dos pilotos de VLJ permitindo que cada um identifique em que aspetos precisam aprimorar seu desempenho. |
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dc.format.extent |
131 f.| ils., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pilotos |
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dc.subject.classification |
Treinamento |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Aeronáutica comercial |
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dc.subject.classification |
Processo decisorio por criterio multiplo |
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dc.title |
Avaliação de pilotos de Very Light Jets (VLJ) por meio da MCDA-C |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Ensslin, Leonardo |
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