Avaliação de pilotos de Very Light Jets (VLJ) por meio da MCDA-C

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Avaliação de pilotos de Very Light Jets (VLJ) por meio da MCDA-C

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Sandra Rolim pt_BR
dc.contributor.author Stolt, Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T05:53:48Z
dc.date.available 2012-10-24T05:53:48Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250354 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92113
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Os VLJs (Very Light Jets) representam um novo nicho de mercado na aviação executiva por terem um avançado grau tecnológico e custos reduzidos em relação aos jatos executivos maiores, estando disponíveis a um número maior de potenciais clientes e pilotos. Essas aeronaves poderão ser operadas por um único piloto e utilizarão o mesmo espaço aéreo de jatos maiores. Além disso, parte dos seus futuros pilotos tende a ter pouca ou nenhuma experiência com aeronaves a jato. Os critérios de avaliação e formas de treinamento de tais pilotos ainda não estão bem definidos pelos fabricantes, autoridades aeronáuticas, instituições de treinamento, operadores e demais partes interessadas nesse tipo de aeronave. Este estudo de caso objetivou o desenvolvimento de um modelo que possibilita identificar a proficiência e o perfil de desempenho dos pilotos de VLJ, permitindo uma avaliação global dos mesmos. Como metodologia de desenvolvimento foi utilizada a MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista), por permitir a avaliação de aspectos objetivos e subjetivos, integrar as diferentes áreas de avaliação, e gerar conhecimento sobre a situação avaliada. O modelo construído identificou 54 critérios de avaliação com as respectivas escalas de mensuração, distribuídos em cinco grandes áreas: experiência prévia, avaliação inicial, aeronave, operação em vôo, e segurança de vôo. Salienta-se, também, que o modelo construído permite uma avaliação integrada de tais critérios. Espera-se que a utilização do modelo possa contribuir para uma avaliação global dos pilotos de VLJ permitindo que cada um identifique em que aspetos precisam aprimorar seu desempenho. pt_BR
dc.format.extent 131 f.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pilotos pt_BR
dc.subject.classification Treinamento pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Aeronáutica comercial pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.title Avaliação de pilotos de Very Light Jets (VLJ) por meio da MCDA-C pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ensslin, Leonardo pt_BR


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