Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.

DSpace Repository

A- A A+

Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Botome, Silvio Paulo pt_BR
dc.contributor.author Kienen, Nádia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T04:52:30Z
dc.date.available 2012-10-24T04:52:30Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250849 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92016
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é caracterizar as classes de comportamentos que compõem a formação do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos psicológicos. Para tanto, foram avaliados cinco tipos de documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (DCN-P); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior (DCN-Pr); projetos de cursos em Psicologia; livros e instruções de um curso sobre programação de ensino. As classes de comportamentos derivadas desses documentos foram organizadas num sistema comportamental, na forma um diagrama de decomposição. Após a organização desse sistema, foi realizado um procedimento de decomposição de classes de comportamentos complexas, com base em categorias e subcategorias dessas classes, criadas a partir dos graus de abrangência e da função dessas classes. Foi possível identificar 11 classes de comportamentos relativas à intervenção por meio de ensino a partir das DCN-P; 26 das DCN-Pr ; 412 dos demais documentos e 694 a partir da decomposição de classes de comportamentos (feita somente para uma classe geral de comportamentos componente da intervenção por meio de ensino). A distribuição das classes de comportamentos identificadas nos diferentes documentos é imprecisa e pouco homogênea, sendo o sistema comportamental construído a partir delas insuficiente para nortear a formação do psicólogo para intervenção por meio de ensino sobre fenômenos psicológicos. Já o procedimento de decomposição de comportamentos complexos possibilitou descobrir grande quantidade de classes de comportamentos envolvidas na intervenção por meio de ensino, demonstrando que essa modalidade de intervenção do psicólogo não está limitada à atuação desse profissional como um "professor de Psicologia" (no ensino formal), mas a intervenções em quaisquer situações em que seja necessário capacitar alguém a lidar com comportamentos (próprios ou de outrem). pt_BR
dc.format.extent 2 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Psicologos pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos. pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Kubo, Olga Mitsue pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
250849.pdf 22.65Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar