Tradição e contradição: a naturalização do rock no Brasil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tradição e contradição: a naturalização do rock no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Almeida, Tereza Virginia de pt_BR
dc.contributor.author Breunig, Tiago Hermano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:36:13Z
dc.date.available 2012-10-24T01:36:13Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 258463 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91695
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente trabalho consiste em analisar anacronicamente os processos de deformação promovidos pelo rock brasileiro dos anos 1970 a partir da formação de caracteres musicais constitutivos de uma musicalidade brasileira elaborada, sobretudo, a partir do pensamento marioandradiano. O rock brasileiro incorpora convenções musicais e discursivas que informam a representação da MPB, nas quais se pode reconhecer uma especificidade musical brasileira configurada por paradigmas consensualmente relacionados com uma concepção de brasilidade musical. O interesse recai nos sentidos produzidos pela incorporação de caracteres preestabelecidos nos discursos acerca do que se compreende como nacional no processo de naturalização do rock no Brasil dos anos 1970. Os discos de rock gravados no Brasil entre 1969 e 1979 constituem os restos materiais de uma atividade cultural e representam os germes de uma narrativa que contraria a demanda por um sentido de unidade nacional. The aim of this dissertation is to anachronistically analyse the 1970s Brazilian rock processes of deformation of musical characteristics which constitutes the Brazilian musicality formed from Mario de Andrade's thought. Brazilian rock incorporates musical and discursive conventions which inform the paradigms of MPB, in which it is possible to recognize a musical Brazilian specificity shaped by paradigms consensually connected to a conception of a Brazilian nationality. This dissertation deals with the senses produced by the incorporation of characteristics inscribed in the speeches about what is understood as national in the process of naturalization of rock in Brazil in the 1970s. The rock records produced in Brazil between 1969 and 1979 constitute the material traces of a cultural activity and the germs of a narrative that contradicts the demand for a sense of national unity. pt_BR
dc.format.extent 127 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Musica popular pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Rock pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.title Tradição e contradição: a naturalização do rock no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
258463.pdf 7.736Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar