Valor para o consumidor e a busca pela melhoria da qualidade: proposta de modelo para análise de desempenho do varejo de alimentos de pequeno e médio porte

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Valor para o consumidor e a busca pela melhoria da qualidade: proposta de modelo para análise de desempenho do varejo de alimentos de pequeno e médio porte

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Paladini, Edson P. (Edson Pacheco) pt_BR
dc.contributor.author Pires, Luciano José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T23:12:26Z
dc.date.available 2012-10-23T23:12:26Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 261748 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91465
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um modelo de indicadores estratégicos da qualidade, a partir da visão dos consumidores, direcionado para pequenas e médias empresas do segmento varejista alimentício, aqui denominado de lojas de vizinhança, envolvendo quatro fases ou etapas de seu ciclo de vida ou momento organizacional. Para tanto foi fundamental a análise do comportamento do consumidor desta tipologia de varejo para a obtenção de dados e informações primárias sobre as percepções envolvidas no processo de compra, bem como, os atributos relevantes na escolha do ponto de venda. O desenvolvimento da pesquisa foi balizado na categoria exploratório-descritiva, empregando, como ferramentas básicas, questionários, formulários e entrevistas. Os resultados das pesquisas de campo mostrados no presente estudo foram estruturados em tabelas e gráficos e analisados qualitativamente. A conclusão deste trabalho culminou, a partir dos resultados apresentados, com a constatação de que existe um conjunto de constructos da qualidade que devem ser analisados de forma sistêmica, visando garantir o atendimento das necessidades dos consumidores. Além disso, ao avaliar sua eficiência operacional, a empresa passa a investir na superação das expectativas de mercado e, extrapolando essa visão, obtém-se o encantamento dos consumidores. Com o objetivo de medir e redirecionar o pensamento estratégico da organização para a qualidade, este trabalho tem por base um modelo de avaliação, que envolve indicadores de qualidade e produtividade para todos os ambientes organizacionais. This work presents a model of strategic indicators of the quality, based on the consumers' vision, addressed for small and medium companies of the nutritious retail segment, here denominated of neighborhood stores, involving four phases or stages of life cycle or organizational moment. To reach that it was fundamental the consumers' behavior analysis of this retail typology in order to obtain data and primary information about the perceptions involved in the purchase process, as well as, the relevant attributes in the choice of the sales point. The development of the research was oriented in the exploratory-descriptive category using questionnaires, formularies and interviews as basic tools. The results of the field researches showned in the study are presented in tables and graphs and analyzed in a qualitative way. The conclusion of this work culminated, starting from the presented results, with the verification that there exists a group of constructs of the quality that should be analyzed in a systemic way, seeking to guarantee the service of the consumers' needs. Besides that by evaluating operational efficiency the company starts to invest to overcome the market expectations and, extrapolating that vision, it is obtained the consumers' enchantment. In order to measure and redirect the organization strategic thinking for quality, this work is based on an evaluation model that involves quality and productivity indicators for all organizational areas. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Satisfação do consumidor pt_BR
dc.subject.classification Comercio varejista pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade dos serviços pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.title Valor para o consumidor e a busca pela melhoria da qualidade: proposta de modelo para análise de desempenho do varejo de alimentos de pequeno e médio porte pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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