Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antonio pt_BR
dc.contributor.author Back, Suzana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T22:12:54Z
dc.date.available 2012-10-23T22:12:54Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 248675 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91379
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo pesquisar técnicas de prospecção e analisar práticas de pesquisa que auxiliem no monitoramento e no entendimento de tendências, propondo a estruturação de um modelo para a pesquisa de tendências voltado a orientar as organizações no seu processo de inovação. Esta pesquisa tem sua principal justificativa no fato das organizações buscarem constantemente estabelecer vantagens competitivas que são alcançadas com a antecipação aos concorrentes, verificando avanços tecnológicos, mudanças sociais, econômicas e políticas, lançando então, produtos inovadores. Desta forma, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, baseando-se na bibliografia para o estudo de temas como prospecção, estudos do futuro e pesquisa de tendências, identificando ferramentas, suas potencialidades e condicionantes. Foram analisados também processos de pesquisa de tendências descritos na literatura onde foram identificados parâmetros para sua avaliação: ciclos, definindo tendências de longo prazo ou macrotendências e tendências de curto prazo associadas a modismos; fontes de coleta de dados em virtude da abrangência da pesquisa; ferramentas e processos de coleta de dados; contribuição para o desenvolvimento de produtos; e aplicação dos resultados. A partir destas análises foi proposto um modelo de referência para a pesquisa de tendências que é apresentado em 4 etapas: 1. planejamento da pesquisa; 2. identificação das influências; 3. coleta e análise dos dados; e 4. síntese dos resultados. Esta proposta foi avaliada junto a especialistas da área de desenvolvimento de produtos, e os resultados dessa avaliação apontaram uma boa aceitação do modelo para a identificação de tendências e também como ferramenta que auxilia o processo de inovação, indicando oportunidades para novos produtos. pt_BR
dc.format.extent 99 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
248675.pdf 9.051Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar