dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Forcellini, Fernando Antonio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Back, Suzana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T22:12:54Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T22:12:54Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
248675 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91379 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo pesquisar técnicas de prospecção e analisar práticas de pesquisa que auxiliem no monitoramento e no entendimento de tendências, propondo a estruturação de um modelo para a pesquisa de tendências voltado a orientar as organizações no seu processo de inovação. Esta pesquisa tem sua principal justificativa no fato das organizações buscarem constantemente estabelecer vantagens competitivas que são alcançadas com a antecipação aos concorrentes, verificando avanços tecnológicos, mudanças sociais, econômicas e políticas, lançando então, produtos inovadores. Desta forma, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, baseando-se na bibliografia para o estudo de temas como prospecção, estudos do futuro e pesquisa de tendências, identificando ferramentas, suas potencialidades e condicionantes. Foram analisados também processos de pesquisa de tendências descritos na literatura onde foram identificados parâmetros para sua avaliação: ciclos, definindo tendências de longo prazo ou macrotendências e tendências de curto prazo associadas a modismos; fontes de coleta de dados em virtude da abrangência da pesquisa; ferramentas e processos de coleta de dados; contribuição para o desenvolvimento de produtos; e aplicação dos resultados. A partir destas análises foi proposto um modelo de referência para a pesquisa de tendências que é apresentado em 4 etapas: 1. planejamento da pesquisa; 2. identificação das influências; 3. coleta e análise dos dados; e 4. síntese dos resultados. Esta proposta foi avaliada junto a especialistas da área de desenvolvimento de produtos, e os resultados dessa avaliação apontaram uma boa aceitação do modelo para a identificação de tendências e também como ferramenta que auxilia o processo de inovação, indicando oportunidades para novos produtos. |
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dc.format.extent |
99 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa de tendências: um modelo de referência para pesquisa prospectiva |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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